Geral

Jornada da Viticultura dissemina as experiências positivas

Evento realizado em Bento Gonçalves reuniu cerca 300 viticultores nesta semana

Se as experiências positivas para a vitivinicultura eram a pauta da 18ª Jornada da Viticultura Gaúcha, realizada na quarta-feira, dia 27, em Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves, elas foram mostradas em números. Uma das grandes novidades apresentadas durante o evento, que reuniu cerca de 300 viticultores, foi o crescimento do número de produtores de uva orgânica. Há uma década eles eram em 80 famílias, em 2017 passaram para 348 famílias, que produziram mais de 12 milhões de quilos de uva orgânica. 

Também foram apresentados os dados da safra da uva 2018 no Estado. Divulgados pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), foram 663,2 milhões de quilos da fruta colhidos neste ano – 12% menor que a supersafra de 2017. Do total, 597,6 mil foram de uvas americanas e híbridas e 65,5 mil de Vitis viniferas. Nesta safra, 113 variedades de uva foram colhidas em 129 municípios do Rio Grande do Sul, com processamento realizado em 64 cidades do Estado. Assim como nos últimos seis anos, 50% da produção foram destinadas à elaboração de suco. Flores da Cunha foi cidade que mais produziu uvas para processamento. Já Bento Gonçalves teve o maior volume de vinificação. “A qualidade desta safra se mostrou muito superior, tanto para os viticultores que vendem a uva para o processamento, como os que comercializam in natura. Quando falamos em qualidade é importante ressaltar que não levamos apenas em consideração a graduação de açúcar (brix), mas a sanidade e a cor da fruta. São esses três fatores que irão resultar em produtos de excelência”, pontuou o vice-presidente do Ibravin e coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Marcio Ferrari, que demonstrou ainda que a uva continua sendo a cultura mais importante da Serra gaúcha, mas que segue sendo tabelada em valores inferiores ao custo variável de produção. 

Dentro da temática das experiências positivas, o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Viticultura e da Fruticultura na Assembleia Legislativa, Elton Weber (PSB), destacou que muito já foi realizado, citando o Cadastro Vitivinícola, novas variedades, tecnologias de produção e equipamentos que não estavam disponíveis há 20 anos. “Mas muito ainda temos para fazer”, disse, questionando que o Mercosul favorece setores industriais e prejudica os agrícolas, como a vitivinicultura.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua e diretor da Fetag, Olir Schiavenin, destacou que o setor tem diversas pautas em foco, como o controle das importações, a redução da carga tributária, o maior controle e fiscalização para a produção e a comercialização de sucos e vinhos. Já o diretor de relações institucionais do Ibravin, Carlos Paviani, abordou o crescimento da comercialização de sucos e vinhos, porém que o aumento foi absorvido quase que exclusivamente pelos vinhos importados. “Mas o suco de uva teve um crescimento de 17% no ano passado”, citou. 

Já o coordenador técnico da Ater, Leandro Venturin, mostrou que a partir deste ano o programa sofrerá algumas alterações, como: atendimento da mesma família durante quatro anos; investimento do agricultor no custo de Ater no terceiro e quarto ano; e estabelecimento de relação estável entre viticultor assistido com sua cooperativa ou vinícola, de modo que o planejamento do viticultor seja elaborado conforme o interesse e necessidade da vinícola.

A Jornada da Viticultura foi uma realização da Comissão Interestadual da Uva em parceria com o Ibravin, Sindicatos de Trabalhadores Rurais e de Agricultores Familiares da Serra Gaúcha e Vale do Rio do Peixe de Santa Catarina.

Dados da safra de uva

Total processado: 
663.239.961 quilos de uva         
- Uvas americanas e híbridas: 597.699.541 (90%)   
- Vitis viniferas: 65.540.421 (10%)    

Destino das uvas:       
- Vinhos e derivados: 50%     
- Sucos e derivados: 50%       

Vinícolas ativas no Rio Grande do Sul: 682 
Vinícolas que processaram uvas em 2018: 410       

Total de municípios que produziram uvas para processamento: 129      
Total de municípios que processaram uva: 64       

Principais cultivares americanas e híbridas: Isabel (216.376.954 quilos), Bordô (158.499.677 quilos) e Niágara branca (43.018.822 quilos)    
Principais cultivares Vitis vinifera: Moscato branco (11.170.250 quilos), Merlot (6.201.038 quilos) e Chardonnay (6.052.520 quilos)

Fonte: Ibravin

Cerca de 300 pessoas acompanharam a Jornada da Viticultura deste ano. - Comissão Interestadual da Uva/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário