Geral

Jogos de Colônia abrem festividade

Atividade integra a Fenavindima e promete muita diversão. Primeira comunidade a receber a atração é São Vitor

Integrar os moradores das diversas comunidades do interior de Flores da Cunha, com atividades do cotidiano das pessoas que ali residem, divulgar a região rural do município e estimular a participação da população na 12ª edição da Festa Nacional da Fenavindima são os principais objetivos dos Jogos de Colônia que iniciam neste domingo, dia 23, a partir das 9h, na comunidade de São Vitor.

No total, nove comunidades da cidade estarão integradas numa programação que inclui 11 provas. Tudo cercado de muita festa e tarefas surpresas. As provas oportunizam atividades do cotidiano dos moradores. Entre as atrações estão a Corrida de Carriola, Revezamento de Salame, Fazer Bigoli, Transportar Vinho, Esmagar Uva com os Pés, Cabo de Guerra, Lançamento de Ovo, Debulhar Milho, Arremesso de Queijo, Plantar Milho e Jogo de Cartas – Briscola e Trisete.

A expectativa da organização é reunir, até o dia 19 de fevereiro (data da etapa final), mais de quatro mil pessoas, numa verdadeira integração entre moradores do interior e da cidade.
Para o secretário de Turismo de Flores da Cunha, Carlos Lisboa, este é o grande objetivo do evento. “Essa é uma oportunidade para que os cidadãos florenses se engajem em nosso maior evento. Dessa forma também poderemos mostrar nossos costumes aos visitantes. Esperamos poder contar com a adesão de todos”.

A presidente da 12ª Festa Nacional da Vindima, Cristiane Passarin, destaca o valor cultural que a promoção representa. “Além de se aproximar da comunidade, os Jogos de Colônia têm um importante papel de manter vivas as tradições e, principalmente, a alegria da nossa gente”, acrescenta.

Como participar
Para participar das brincadeiras existe um pré-requisito: a alegria. Se você estiver habilitado, basta ir até os locais onde as provas serão realizadas e efetuar a inscrição, gratuitamente. “Pode acontecer de alguma pessoa que está prestigiando as provas se envolver pela diversão do momento e querer participar. Por isso, em cada etapa teremos uma equipe realizando as inscrições”, explica Lisboa.
Na primeira fase acontecem as etapas seletivas, sendo que a etapa final será realizada no dia 19 de fevereiro, às 14 horas, na Praça da Bandeira. Neste dia também serão realizadas tarefas surpresas e Jogo da Mora, ambos sem pontuação. Conforme Lisboa, estão reservadas duas provas surpresas para o dia da final. “Em caso de empate decidiremos com tarefas surpresas”, aponta o secretário. De acordo com o regulamento, o funcionamento de cada prova será explicado aos participantes no dia do evento. Somente os três primeiros colocados em cada categoria receberão medalhas e participarão da fase final (cidade), quando será entregue troféu para o 1º, 2º e 3º lugar de cada prova e também para os três primeiros colocados na contagem geral dos pontos. Dependendo das tarefas, as provas serão desenvolvidas de forma individual, em duplas ou por equipe. As provas serão realizadas uma após a outra, com exceção dos jogos de carta, que seguem paralelamente. Ao final do evento terão sidodistribuídas mais de 750 medalhas.

Quais são as provas dos Jogos de Colônia
– Corrida de carriola (mista / 2 pessoas)
Esta prova será formada por duas pessoas (masculino e feminino). Todas as equipes participantes da prova se colocam lado a lado. Será dado um sinal de partida. As equipes deverão percorrer um determinado percurso. O homem será responsável por conduzir a carriola até o local determinado, enquanto a mulher permanece sobre a carriola. Vencerá a equipe que finalizar o trajeto por primeiro.

- Revezamento de salame (misto / 4 pessoas)
A equipe será composta por 4 pessoas, sendo no mínimo uma do sexo feminino. O primeiro integrante de cada equipe deverá ser o que vai sair com o salame na mão. Todas as equipes deverão sair ao mesmo tempo. Cada integrante deverá fazer uma parte do trajeto e correr em determinado trajeto, além de entregar o salame para o próximo integrante de sua equipe e, assim sucessivamente. Vence a equipe que chegar primeiro.

- Fazer bigoli (misto / 2 pessoas)
A prova deverá ser realizada por duas pessoas (masculino e feminino). Uma delas deverá fazer o bigoli e a outra cortar o bigoli. Todas as equipes começam ao mesmo tempo. Vence aquela que fizer a maior quantidade (peso) de bigoli num determinado tempo.

- Transportar vinho (misto / 2 pessoas)
Cada integrante deverá pegar uma bordalesa cheia de vinho, colocar o vinho em um garrafão, percorrer um determinado trajeto e esvaziar o vinho num tanque. Vence a pessoa que colocar a maior quantidade de vinho no tanque num determinado tempo.

- Esmagar uva com os pés (misto / 2 pessoas)
Cada integrante deverá pegar um balaio de uva, colocar na mastela, entrar de pés descalços e esmagar a uva. Vence a pessoa que esmagar a maior quantidade de uva num determinado tempo.

- Cabo de guerra (masculino e feminino / 5 pessoas
)
As equipes competem entre si em um teste de força, puxando uma corda. O cabo é marcado em seu ponto central. O objetivo é puxar o grupo rival de modo a fazê-lo cruzar a linha central.

- Lançamento de ovo (masculino e feminino / 2 pessoas)
Cada equipe terá por objetivo lançar o ovo cru ao companheiro, percorrendo um percurso sem deixá-lo cair.

- Debulhar milho (masculino / 1 pessoa)
Cada equipe terá que debulhar o milho com as mãos. Vencerá a equipe que debulhar a maior quantidade de milho em determinado tempo.

- Arremesso de queijo (masculino e feminino / 1 pessoa)
Esta prova é individual. Consiste em arremessar o queijo em três tentativas intercaladas. Vence a pessoa que conseguir a melhor distância dentre as três tentativas.

- Plantar milho (individual / 1 pessoa)
Nesta prova o participante deverá plantar um determinado número de pés de milho com uma plantadeira manual, no local marcado em uma determinada distância. Será vencedora a pessoa que plantar todos os pés de milho e chegar por primeiro no local determinado.

- Jogo de cartas – briscola e trisete
Conforme as regras de cada jogo.

* Na etapa final serão realizadas as seguintes provas: tarefa surpresa, desfile do melhor casal caracterizado de colono e Jogo da Mora.

Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário