Geral

Jogos Coloniais serão retomados na Festa da Uva 2022

Provas iniciam dia 22 de janeiro na Praça Dante Alighieri

A Diretoria de Esportes da Comissão Comunitária da Festa da Uva informa que os Jogos Coloniais serão retomados na 33ª edição da Festa da Uva, após cinco anos de pausa (não ocorreram na festa de 2019). As provas começam no sábado, dia 22 de janeiro, a partir das 9h30min, na Praça Dante Alighieri (Av. Júlio de Castilhos). A primeira competição é voltada às equipes da imprensa, sempre apoiadora da atração.

Os jogos coloniais, antes denominadas Olimpíadas Coloniais, tiveram início em 1994 com o objetivo de resgatar as tradições e envolver principalmente as comunidades do interior na maior festa comunitária do país. “Sempre houve um grande envolvimento, mobilização de famílias inteiras do interior, pessoas de todas as idades participavam dos jogos. Tem gente que participou de todas as edições, ganhou várias medalhas. Agora vamos incentivar novamente essa participação com a retomada dos jogos nesse ano”, anuncia o diretor de Esportes e secretário municipal de Esporte e Lazer, Gabriel Citton.

São 10 as modalidades de jogos coloniais: arremesso de queijo, fazer bíguli, corrida de carriola, debulhar milho, corrida de plantadeira, amassar uvas com os pés, corrida de trator, chute a gol, corrida de saco e mini 48 (bochinha). Neste ano, soma-se mais uma atividade que será apresentada à comunidade no dia 22.

Após o lançamento para o público na Praça Dante, as provas acontecem no interior em 15 etapas. Os atletas podem se inscrever na hora. Ao final, será premiada com R$ 10 mil a comunidade que mais participou e pontuou. A grande final ocorre no dia 6 de março, na Rua Sinimbu, em frente à Catedral. “A premiação para comunidade vencedora será destinada a escola municipal do distrito”, explica o diretor.

Paralelo aos Jogos Coloniais, ocorre também a retomada da Paralimpíada Colonial, com a participação de alunos das escolas especiais do município. “Estamos retomando também essa categoria dos jogos, com a importante participação de nossas crianças e jovens”, ressalta o diretor de Esportes da Festa. As provas ocorrem no dia 4 de março, a partir das 14h, no Enxutão.

Cronograma dos Jogos Coloniais

 - Dia 22/01 - imprensa – 9h30

Local: Praça Dante - Av. Júlio de Castilhos

- Dia 29/01 - Linha 40 – 15h

Local: Em frente à igreja

- Dia 30/01 - Galópolis – 10h

Local: Em frente à igreja

- Dia 5/02 - São Luiz – 15h

Local: Campo de futebol

- Dia 6/02 - Fazenda Souza – 15h

Local: Carapiaí

- Dia 12/02 - Criúva – 15h

Local: Em frente ao salão paroquial

- Dia 13/02 - Santa Lúcia do Piaí – 10h

Local: Na rua em frente à igreja

- Dia 13/02 - Vila Oliva – 15h

Local: Na rua em frente à igreja

- Dia 19/02 - Vila Cristina – 15h

Local: Campo de futebol

- Dia 20/02 - Forqueta – 10h

Local: Rua lateral da praça da igreja

- Dia 20/02 - Desvio Rizzo – 15h

Local: Em torno da lagoa

- Dia 26/02 - Vila Seca – 15h

Local: Em frente à igreja

- Dia 27/02 - Ana Rech – 10h

Local: Praça

- Dia 4/03 – Paralímpiada Colonial - 14h

Local: Enxutão

- Dia 6/03 – Final dos Jogos – 10h

Local: Praça Dante (em frente à Catedral).

 - Olimpíadas Coloniais de 2016 / Divulgação Facebook das Olimpíadas  - Olimpíadas Coloniais de 2016 / Divulgação Facebook das Olimpíadas
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário