Geral

Jardim exuberante

Especialista dá dicas para manter as plantas saudáveis na estação mais fria do ano

Desfrutar da beleza proporcionada pelas flores e plantas não é um lazer destinado exclusivamente às estações mais quentes. Ter um jardim ou área verde com plantas para inverno é uma maneira de aproveitar dos benefícios da natureza mesmo durante as épocas frias. Porém, conforme Daiane Colloda, da Lavanda Floricultura, no inverno é preciso redobrar os cuidados com as plantinhas.
“Nesse período, temos que diminuir a rega, pois os ambientes costumam ser mais úmidos e com menos incidência de calor. Se exagerarmos na rega, corre-se o risco de apodrecer as raízes e matar a planta. A dica para saber se sua planta precisa ou não de água é colocar o dedo na terra. Se sair sujo, significa que a terra está úmida e não precisa de rega. Se sair limpo, significa que a terra está seca e precisando de água”, explica Daiane.
Outro ponto que deve ser observado é a adubação. Como durante o inverno as plantas costumam ficar em dormência, elas não irão absorver os nutrientes necessários. O ideal, conforme a especialista, é adubar um ou dois meses antes do inverno começar, para preparar a planta para a estação.
Nos dias de mais frio, é preciso cobrir as plantas com lonas, tecidos ou papelões e transferir para um ambiente fechado as que forem possíveis de serem transportadas. Tome cuidado também com fungos e pragas. Por ser um período mais úmido, as folhas costumam ficar molhadas por longos períodos, o que pode facilitar o aparecimento de organismos indesejados.
Daiane salienta ainda que, no período de inverno, o que mais danifica as plantas e causa sua morte é a geada, já que ela congela os tecidos vegetais das plantas. “Para protegê-las, é necessário cobri-las ou levá-las para dentro. Também é necessário cuidar na hora da rega para não molhar as folhas, apenas o solo”.
Em áreas externas, o ideal é proteger as espécies menores plantando ao seu redor plantas maiores para que estas as protejam do vento. Em sacadas o mais indicado, conforme Daiane, seria o envidraçamento ou mesmo deslocar as plantas para dentro até que passe o período de mais frio.

Preste atenção

Plantas para jardins externos no frio: Formio, Copo de leite, Buxos, Kaizuka, Cicas, Indivisa Dracena, Azaleias, Camelias e Lavandas.

Plantas para jardins internos no frio: Lírio da Paz, Antúrio, Pacová, Rafiz, Zamioculcas, Costela de Adão, Pau d’água e Samambaias

Outras dicas:
- Orquídeas cymbidium se adaptam bem às baixas temperaturas. As montanhas e áreas de altitudes elevadas são o ambiente perfeito para o cultivo desse tipo de planta para inverno.
- A calêndula é uma flor bastante apreciada em paisagismo e decoração devido à beleza e intensidade das cores de suas pétalas. Além disso, é muito utilizada na indústria como matéria-prima para diversos produtos de beleza.
- Caquizeiro, figueira, macieira e videira são exemplos de plantas frutíferas que se adaptam bem às condições climáticas típicas do inverno.

Fonte: Westwing.com.br

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário