Irmãs Clarissas comemoram 40 anos no Brasil
Haverá missa às 20h desta segunda-feira, na capela do Mosteiro
Há 40 anos uma presença religiosa e silenciosa se estabeleceu em solo brasileiro. No ano de 1975, a província dos capuchinhos do Rio Grande do Sul solicitou um mosteiro de clarissas capuchinhas – religiosas de vida contemplativa –, na diocese de Caxias do Sul. Autorizada a nova fundação, em janeiro de 1979 um grupo de cinco irmãs italianas (Maria Giacinta Grigoletto, Maria Benvenuta Gandini, Maria Luísa Versin, Maria Giusephina Carone e Maria Bernarda Cursano – que vive em Flores) chegou a Porto Alegre com a função de integrar o primeiro mosteiro da ordem no Brasil.
É para lembrar essa data que as Irmãs Clarissas Capuchinhas, do Mosteiro Nossa Senhora do Brasil, celebram nesta segunda-feira, dia 21, uma missa na capela do Mosteiro. A celebração inicia às 20h, e lembra os 40 anos da chegada das primeiras irmãs ao Brasil.
As religiosas em Flores
No dia 1º de fevereiro de 1979, ao chegarem no Brasil, as irmãs instalaram-se numa chácara alugada pelas Irmãs de São José, em Caxias do Sul. Primeiramente seria construído um mosteiro no bairro Santa Fé mas, devido a falta de infraestrutura e ao barulho, descartou-se a possibilidade. Surgiu, então, a ideia de construir um mosteiro num terreno dos Freis Capuchinhos em Flores da Cunha. O local recebeu o nome de Mosteiro Nossa Senhora do Brasil – Irmãs Clarissas Capuchinhas e abrigou as irmãs ainda quando estava em construção. A inauguração ocorreu em 8 de dezembro de 1981.
0 Comentários