Geral

Interior de Flores da Cunha é palco de filmagens

O casarão Laghetto, na capela São Francisco de Assis, no distrito de Otávio Rocha, foi cenário para as gravações do curta-metragem ‘Cadernos da Guerra’

O casarão Laghetto, como é conhecido popularmente na capela São Francisco de Assis, no distrito de Otávio Rocha, foi cenário nos dias 21 e 22 para as filmagens do curta-metragem Cadernos da Guerra. Com mais de 100 anos e uma arquitetura que relembra os antigos casarios italianos, o local foi escolhido por fornecer um aspecto envelhecido para mostrar as crônicas de guerra do escritor Rubem Braga. Conforme o diretor do curta, Alan Mendonça Furtado, o casarão Laghetto foi achado por acaso por meio da internet. “Estávamos procurando cidades que foram colonizadas por imigrantes italianos para encontrar uma casa que fosse naturalmente envelhecida e sem ornamentos. E encontramos esse casarão que é perfeito para mostrar esse período do final da guerra, quando não havia mais o luxo”, explica Furtado. As filmagens foram feitas no porão da moradia, além de tomadas externas. Outras cenas serão gravadas numa casa destruída e no Hospital São Pedro, em Porto Alegre.

Cadernos da Guerra é um piloto para uma série televisiva baseada em dois contos do livro Crônicas de Guerra – Com a FEB na Itália, de Rubem Braga, que atuou como correspondente de guerra junto às Forças Expedicionárias Brasileiras (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial e criou diversas narrativas do confronto, desde o embarque nos navios até o final da campanha brasileira em solo italiano. De acordo com o diretor, os dois contos foram escolhidos por retratarem uma visão particular do cronista sobre o conflito. “Gosto muito da literatura de Braga. O projeto de filmar essa visão muito intimista e apaixonante dele sobre a guerra é antigo”, conta.

Uma das crônicas, intitulada A Menina Silvana, retrata o encontro de Braga com uma criança atingida por uma granada. No outro conto o escritor se encanta por uma moça italiana chamada Miranda. “Ela mora numa casa onde tropas americanas, alemãs e brasileiras passaram. Ela se encanta por Braga. Miranda é para o escritor a luz no meio da guerra”, explica a atriz Camila Galarza, que interpreta a moça. A participação da mulher no conflito também é abordada. “Braga foi um personagem real, que conta sua história e envolvimento com a guerra, o contato com as mulheres e suas dores”, diz o ator Luciano Teixeira, intérprete de Braga e que utilizou figurinos originais da Segunda Guerra Mundial.

Cadernos da Guerra é o piloto de uma série televisiva com seis capítulos. Este episódio gravado em Flores terá 12 minutos e estará disponível apenas na internet – o site ainda não foi divulgado. O curta-metragem é viabilizado com recursos próprios e tem produção de Marcelo Curra e Tamires Kopp. No elenco estão, além de Teixeira e Camila, Claudia Barbot e Giovana Barros.
Casarão Laghetto foi escolhido por apresentar características da arquitetura italiana do final da guerra. - Danúbia Otobelli
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário