InTec inaugura no sábado e oficinas iniciam na segunda-feira
Núcleo de Extensão Educacional desenvolverá habilidades nos campos da tecnologia, empreendedorismo e prática esportiva
Proposto como um divisor de águas para a educação de Flores da Cunha, o InTec - Núcleo de Extensão Educacional será inaugurado neste sábado (29). Destinado para o contraturno escolar, o novo espaço disponibilizará experiências voltadas aos campos da tecnologia, da inovação, do empreendedorismo e da prática esportiva. Uma nova proposta educacional para proporcionar as crianças e jovens, e consequentemente toda a comunidade florense, um futuro melhor. Com mais de 2,5 mil metros quadrados de área construída e um investimento de R$ 9 milhões, o InTec irá atender estudantes da rede pública, de forma gratuita.
O projeto deve receber, diariamente, cerca de 300 crianças e jovens para participarem das oficinas específicas. O projeto prevê transporte gratuito até a novo ambiente educacional e refeições no local para os estudantes. O período de inscrição já encerrou, contudo famílias que tiverem interesse podem solicitar vagas à Prefeitura.
Os gêmeos Vittorio e Stefano Colombo, 12 anos, já confirmaram suas vagas e estão ansiosos para conhecer o novo espaço. Os irmãos estudam no 7º ano da Escola São José, no período da manhã, e, a partir da próxima semana, irão ao InTec nas terças e quintas-feiras. Eles se inscreveram para as oficinas de Informática para Negócios, Manufatura 3D, Design de Games, Culinária, Idiomas e Corpo em Movimento.
— Os meninos ficaram animados quando souberam da possibilidade do contraturno, pois são áreas do conhecimento que são diferentes (do ensino regular). Essa possibilidade de integrar alunos, desenvolver habilidades e competências socioemocionais e intelectuais é muito importante — avalia a mãe dos gêmeos, Francieli Isotton, 37 anos, gerente de compras.
Como toda mãe orgulhosa, Francieli destaca o interesse dos filhos, que estudam pela manhã e na parte da tarde costumavam ficar em casa.
— Eles são estudiosos e, quando estão em casa, costumam fazer os temas e trabalhos da escola. Mas, claro, também gostam de jogar futebol. Essas tardes que estarão no instituto de tecnologia serão muito proveitosas. É um projeto que está de parabéns — opina, com expectativa.
O InTec fica na Rua Anúncio Curra, entre o Complexo Esportivo Cemel e o Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivoto. A proposta é que o Núcleo de Extensão Educacional integre estes espaços esportivos existentes. No mesmo prédio, em um ambiente separado, fica a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade, que abriga a sede da Guarda Municipal. Esta presença é proposital para garantir a segurança dos alunos e do novo ambiente.
"Iremos formar uma geração diferenciada"
O custo mensal do InTec é estimado em R$ 168 mil, custeados pela prefeitura. Para conseguir ofertar oportunidades a toda a rede de mais de 900 alunos, a partir de segunda- -feira (1º), foi desenvolvido um sistema de 1.500 acessos (vagas em oficina) por semana. São 150 vagas em cada turno, com oficinas diferentes em cada dia da semana. O secretário municipal de Educação, Itamar Brusamarello, explica que o sistema foi planejado para atender todos os alunos que estudam do 4º ao 9º ano na rede pública em Flores da Cunha. As oficinas acontecerão das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. No intervalo, acontece o almoço e o translado dos alunos de cada turno.
— Nos orgulha poder entregar um projeto tão inovador. Nesse espaço, buscaremos educar cidadãos mais críticos, mais investigativos, mais autônomos e que dêem uma resposta mais rápida e eficiente diante dos problemas que temos em diversas situações do dia a dia — explica Brusamarello.
O Núcleo de Extensão Educacional será gerido pelo Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa, que assinou um termo de colaboração com a prefeitura. O Instituto coordenará o local e as atividades, conforme o calendário escolar da rede pública municipal e, periodicamente, apresentará suas realizações a prefeitura. Ao município, caberá supervisionar e fiscalizar o desenvolvimento do projeto pedagógico em tempo integral.
O prefeito César Ulian aponta que o custeio é municipal, mas caberá a empresa contratará os profissionais e investir em equipamentos para as oficinas.
— A empresa contrata o pessoal, em torno de 30 profissionais, fica responsável pela alimentação e adquire os equipamentos, como notebook, impressoras 3D e drone. Esse projeto (InTec) é pioneiro no estado. Não encontramos outro para servir de base nesses moldes. Modelamos o InTec focado em atividades de inovação, robótica, noções de elétrica e mecânica, e também focado na parte esportiva. Temos certeza que iremos formar uma geração diferenciada, pois estamos investindo no desenvolvimento das pessoas — afirma.
O espaço contará com salas de aula, salas de apoio, refeitório e salas multiuso para realização de oficinas em diferentes áreas do conhecimento. A gama de oportunidades aos alunos é vasta e já estão previstas oficinas de pensamento computacional, esportes, empreendedorismo, inovação, tecnologia, robótica, manufatura 3D, linguagens, maker, fábricas startups, design de games, informática, teatro, arte e criatividade.
0 Comentários