Geral

Instrumentos, rádios e relógios estão à mostra

Museu e Arquivo Histórico florense reúne peças das décadas de 1920 a 1970. A grande maioria foi doada pela comunidade

Dando sequência à programação da 12ª Semana de Museus, o jornal O Florense apresenta nesta edição a penúltima matéria da série Coleções geram Conexões – rádios, relógios e instrumentos musicais em exposição no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, em Flores da Cunha. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min.

Entre os relógios, 20 peças podem ser conferidas, sendo algumas de bolso, despertadores e até de parede, todos das décadas de 1920 e 1930 e doados pela comunidade. Uma das joias é um relógio de bolso que pertenceu ao capitão Joaquim Mascarello, o primeiro intendente da então Nova Trento.

Das décadas de 1950 a 1970 podem ser vistos 20 rádios. Entre as peças, uma vitrola à manivela animou muitas festas na praça na década de 1940. Os instrumentos musicais são minoria, apenas três – uma tuba que pertenceu a Ítalo Rossetto, integrante da antiga banda Giuseppe Garibaldi (que antecedeu a Florentina). A rádio Viva (94,5 FM) também participa nesta semana com uma exposição temporária de peças antigas, como eletrolas e microfones.

A Semana de Museus é uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha. Mais informações pelo telefone (54) 3292.2777.
 - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário