Geral

Instituto Flávio Ferrarini sedia a Órbita Literária

Evento ocorre nesta quinta-feira, 26 de abril, à partir das 19h30min, com entrada gratuita. Convidado desta edição extra em Flores da Cunha é o filósofo, professor, poeta e escritor Jayme Paviani

Uma noite para celebrar a escrita, a leitura e a literatura. Na próxima quinta-feira, dia 26 de abril, o Instituto Flávio Luis Ferrarini (Rua Frei Eugênio, 948, no Centro de Flores da Cunha), sedia uma edição especial do Órbita Literária, evento caxiense consolidado no meio literário. O início está previsto para as 19h30min e a entrada é gratuita.

O Órbita integra o movimento independente que surgiu em 2012 com a união das escritoras caxienses Adriana Antunes, Julie Wexel e Jaqueline Pivotto. A proposta inicial era a difusão da literatura nos espectros local, regional, nacional e internacional. A programação é sempre sem fins lucrativos. O evento ocorre todas as segundas-feiras, das 20h às 21h30min, de março a novembro, na Livraria do Arco da Velha, em Caxias do Sul.

A sistemática é a de ‘painél’, onde o convidado expõe conteúdo e os presentes podem fazer interferências pertinentes. “Esta característica de informalidade certamente agradou aos aficionados da Literatura, conferindo sucesso ao evento, que avança para o seu sétimo ano de atividades ininterruptas”, afirma o produtor cultural e um dos organizadores do Órbita Literária, Cláudio Troian. À frente da organização também estão Tiago Sozo Marcon e Erni Mansueto Sabedot.

Após uma parceria entre o Órbita Literária e o Instituto Flávio Luis Ferrarini, foi pensada uma edição extra em Flores da Cunha. O convidado da noite será o filósofo, professor, poeta e escritor Jayme Paviani. Natural de Flores da Cunha, ele foi patrono da Feira do Livro de 2013 e agraciado com o título de Cidadão de Mérito em 2015. “Será um troca interessante, falaremos bastante sobre literatura, e principalmente a literatura da nossa região, porque se nós não falarmos ninguém vai falar”, destaca Paviani.

Bacharel em Filosofia pela Faculdade do Seminário Maior de Viamão, Paviani é licenciado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), cursou Ciências Jurídicas e Sociais na UCS e é mestre e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), entre outras especializações. É autor de mais de 40 livros e em 1999 recebeu o título de Cidadão Caxiense da Câmara de Vereadores, município onde reside. 

A presidente do Instituto, Madeleine Ferrarini, destaca a importância do espaço em reunir escritores em uma noite tão especial. “Este encontro de ‘feras’ da literatura, comandada pelo Troian e pelo ilustre professor Jayme, precisa ser ‘degustado’ com delicadeza aos que sabem absorver conhecimentos destes nossos exemplos a seguir. Será uma linda noite”, convida.

 

O filósofo, professor, poeta e escritor florense Jayme Paviani é o convidado da próxima semana. - Divulgação O Órbita Literária, que ocorre semanalmente em Caxias, terá edição extra em Flores da Cunha. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário