Geral

Instituto de Leitura Quindim promove curso online com José Mauro Brant

O ator, autor, diretor e contador de histórias ministrará aulas para promotores da leitura, nos dias 14, 16, 21 e 23 de março

Já estão abertas as inscrições para o curso online “Oralidade e jogo cênico nas práticas leitoras”, promovido pelo do Instituto de Leitura Quindim (ILQ), e criado e ministrado pelo ator, autor, diretor, promotor de leitura e contador de histórias José Mauro Brant. As aulas online, via plataforma Zoom, serão nos dias 14, 16, 21 e 23 de março, das 19h às 21h. Interessados têm até o dia 13 para garantirem a vaga, diretamente no site do Instituto, no link https://bit.ly/34E650C

A oficina tem por objetivo criar uma reflexão prática e teórica, em torno do conceito de práticas leitoras e do papel da oralidade como ferramenta preciosa para o promotor de leitura, que pretende estimular no outro o desejo de ler. As aulas estão divididas em quatro módulos: Pontos de partida – os caminhos da memória, Práticas I e II e Apresentação. O público alvo são educadores, atores, bibliotecários, assistentes sociais, recreadores e qualquer interessado em busca de ferramentas para potencializar atividades em sala de aula, instituições ou em família.

Um dos conceitos que Brant apresenta no curso é a animação leitora, uma ação que faz parte do papel do jogo cênico dentro das práticas de estímulo à leitura e nas relações do agente com o livro e com o público. 

“Os participantes da oficina terão a possibilidade de criar um acervo com a arte de contar histórias, seus possíveis diálogos com as artes cênicas, aplicações em estratégias de promoção de leitura e em contextos pedagógicos e artísticos”, afirma Brant.

O investimento do curso completo é de R$250. Associados ao ILQ e conveniados ao Senalba, Sinpro, Sindiserv Caxias e ex-alunos dos cursos do Instituto têm desconto mediante solicitação no e-mail institutodeleituraquindim@gmail.com. Para quem quiser adquirir os módulos separados, o investimento é de R$65 cada, sem desconto.

Saiba mais sobre José Mauro Brant:

Foi em 1993, junto ao Programa de Leitura da Biblioteca Nacional (PROLER), que José Mauro Brant começou a pesquisar a linguagem dos contadores de histórias. Recuperar e promover a manutenção das cantigas de roda, das lendas populares e dos contos tradicionais brasileiros, além de difundir o livro e a leitura. Brant integrou diversos programas ligados ao livro e leitura como, o próprio Proler, o Acelera Brasil (Fundação Ayrton Senna) e o Leia Brasil (Petrobras). 

Participou de eventos ministrando oficinas por mais de 20 estados brasileiros e em festivais internacionais em países como Espanha, Estados Unidos, Portugal, Colômbia e Cabo Verde. Tem cinco livros publicados e diversos artigos em veículos midiáticos de referência. Desde agosto de 2020, José Mauro tem se dedicado a ministrar oficinas online e criou o projeto “Reconto - Cada Qual no Seu Recanto”, mostra internacional de contadores de histórias que já está na 10ª edição. “O Paraíso mais belo do mundo”, seu mais recente espetáculo, é baseado na obra do escritor português Valter Hugo Mãe, e esteve em temporada online em julho de 2021.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário