Geral

Instituto de Leitura Quindim e UCS promovem Especialização em Literatura Infantil e Juvenil

As inscrições para o curso de pós-graduação, em formato EAD, podem ser realizadas até o dia 23 de outubro no site da universidade

Estão abertas as inscrições para a nova turma da “Especialização em Literatura Infantil e Juvenil: da composição à educação literária”, promovida pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com o Instituto de Leitura Quindim. As aulas da pós-graduação, que serão no formato EAD (ensino à distância), iniciam no dia 30 de outubro e tem carga horária de 360 horas. A coordenação é da Profª. Dra. Flávia Brocchetto Ramos e da Profª. Ma. Fabiana Kaodoinski. Interessados têm até o dia 23 de outubro para se inscrever pelo site da universidade.    

O curso tem por objetivo qualificar profissionais quanto às ações didático-pedagógicas relacionadas à literatura infantil e juvenil, em especial ligadas à análise e à seleção de obras, bem como à realização de mediação de leitura literária em diferentes espaços. A pós-graduação é destinada a professores em exercício da docência na Educação Básica ou Superior, egressos de licenciaturas, assim como de cursos, Psicologia, Biblioteconomia, Jornalismo, Designer, contadores de histórias, educadores sociais, demais interessados portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação.

“O curso traz a oportunidade dos participantes terem aulas e debates com professores e profissionais renomados nas áreas da literatura e educação, além da possibilidade de expansão dos horizontes referentes ao ensino literário” avalia o presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica.

 Bate-papo com Odilon de Moraes

Para entrar no clima do curso, nesta sexta-feira, dia 8, às 19h30, a Especialização em Literatura Infantil e Juvenil promoverá o bate-papo ‘O traço e as infinitas narrativas’, com o ilustrador Odilon de Moraes. O encontro será transmitido pelo canal da UCS no YouTube, além do Facebook e YouTube do Instituto de Leitura Quindim. A mediação ficará por conta do vice-presidente do Instituto, o ilustrador Roger Mello. Para receber o certificado de participação, é necessário preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/79eW94D4hg5RkonA8

Apaixonado por livros e desenhos, Odilon começou trabalhando na ilustração de obras literárias infantis. Em sua carreira, tem mais de 50 livros e recebeu prêmios como o Jabuti e o Adolfo Aizen (União Brasileira de Escritores). Em 2002, recebeu o Prêmio Ofélia Fontes – O Melhor Livro para crianças, conferido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – pela obra “A Princesinha Medrosa”, o primeiro livro que escreveu e ilustrou. Entre outros livros que receberam suas ilustrações estão “Lulu e o Urso”, da autora Carolina Moreyra, e “Mônica é Daltônica?”, de Mauricio de Sousa. 

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário