Geral

Instituto de Leitura Quindim apresenta programação especial de aniversário

A instituição promoverá ações especiais durante todo o mês de setembro

Em 14 de setembro, o Instituto de Leitura Quindim completa sete anos de história. Desde a criação realizada pelos artistas Volnei Canônica e Roger Mello, o Instituto já realizou mais de 80 ações nacionais e mais de 20 internacionais. Para comemorar a trajetória, o Instituto Quindim preparou uma programação mais que especial durante todo o mês.

A primeira será o curso online “O Narrador e as Visualidades: recursos criativos para contar histórias”. Sucesso na edição realizada em novembro de 2020, as aulas serão ministradas pelo contador de histórias, músico, artista plástico e idealizador, do Os Tapetes Contadores de Histórias, Warley Goulart. As aulas iniciam no dia 8 de setembro e terão duas horas de duração, sempre às quartas e sextas, das 19h às 21h.  

Nos sete encontros, via plataforma de videoconferência Zoom, os participantes terão uma série de vivências que envolvem práticas narrativas, análise da estrutura e espacialidade dos contos, intersecções entre texto e têxtil e introdução de elementos visuais na performance do contador. O curso também abordará questões sobre infância e produções visuais, diálogos entre narração oral e animação de formas, além da criação de cenários para contar histórias. Além disso, Warley Goulart irá compartilhar os principais pontos da pesquisa e experiência do Os Tapetes Contadores de Histórias, a metodologia de transposição das histórias para o âmbito da artesania, bem como apresentará obras do acervo particular do grupo.

Warley Goulart é contador de histórias, artista visual e idealizador do Os Tapetes Contadores de Histórias. Há 23 anos costura e conta histórias com tapetes e outros objetos de tecido como cenários para contos autorais e populares de origens diversas. Formado em Teatro pela UniRio e Especialista em Literatura pela UFF, o artista já se apresentou e ministrou oficinas no Brasil e em mais 14 países. Interessados podem realizar a inscrição no site do Instituto de Leitura Quindim, no link http://bit.ly/cursovisualidades. O valor de investimento é de R$350,00 por pessoa.

Confira as próximas ações do mês de aniversário:

- Dia 11/09: Quintal da Língua Portuguesa com o escritor Abdulai Sila, da Guiné-Bissau. Comemoração de aniversário com a Trupe de Maricas realizando atividades na Biblioteca Quindim como: contacão de histórias, perna-de-pau e jogos teatrais. 

- De 10 a 12 de setembro: Participação do Instituto de Leitura Quindim, no 37º Congresso Internacional do International Board on Books for Young People (IBBY), que acontece em Moscou, na Rússia. Volnei Canônica e Roger Mello (presidente e vice-presidente), são os únicos representantes do Brasil no evento.

- Dias 20 e 27/09, 04, 18 e 25/10: Curso “Desamparo, infância e literatura - Diálogo com a obra de Walter Benjamin”, com a autora e psicanalista Ninfa Parreiras e a socióloga Carolina Parreiras.

Warley Goulart. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário