Geral

Iniciativas turísticas para acolher os visitantes

Durante as celebrações de Corpus Christi, a CDL irá reativar o centro de informações turísticas junto ao pórtico Sul

O fomento para o setor turístico de Flores da Cunha está sendo evidenciado nos últimos meses. Foram realizados planejamentos entre entidades, poder público e comunidade, discussões, palestras, lançamento de roteiros turísticos e novas plataformas de divulgação – como site e redes sociais específicas para o turismo de Flores da Cunha (@turismoflores).

A celebração de Corpus Christi é um dos eventos que mais atrai turistas e deixa o município em evidência para todo o Brasil. Mas, para alavancar ainda mais o setor, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Flores da Cunha resolveu tirar as ideias do papel e por em prática, em um dos pontos que considera mais vital para o estímulo da cultura turística: o acolhimento. De quinta-feira a domingo, dias 20 a 23, a entidade reativará o ponto de informações no pórtico de entrada da cidade, no acesso Sul, para orientar os visitantes, direcionando para locais como restaurantes, vinícolas e pontos turísticos. “Com essa movimentação do município de planejar o turismo, uma coisa ficou bem latente: criar a cultura do turismo. Estimular as pessoas só falando para abrirem seus estabelecimentos quando os turistas estão no município, não surge resultado. Então, a CDL vai fazer o processo contrário. Nós oferecemos alguma coisa que mostre que há um incentivo e uma movimentação no sentido do turismo, para que os empreendedores se motivem a abrir seus estabelecimentos. Se quisermos criar a cultura do turismo temos que fazer através do exemplo. Por isso, quem chegar na cidade contará com atendimento disponibilizado pela entidade e receberá diversos materiais de apoio para visitação”, explica o presidente da entidade, Jásser Panizzon. 

A equipe da CDL estará auxiliando durante os quatro dias, mas duas pessoas serão as responsáveis pelo atendimento: as estudantes de turismo da Universidade de Caxias do Sul Jéssica Correa da Conceição e Anadelmis Lao Sánchez. “Como estamos pensando em turismo queremos estimular também as pessoas que gostam da área a ingressarem no mercado na nossa região, então fomos em busca dos graduandos de turismo. Como no município não tem muita procura nesta área, escolhemos entre diversos currículos as duas jovens”, conta o presidente. As estudantes, moradoras de Caxias do Sul, serão treinadas na questão local para poder auxiliar os turistas. Jéssica, 26 anos, cursa o último semestre, mas não trabalha na área, e Anadelmis, 23 anos, natural de Cuba, está no início do curso. Para elas essa oportunidade do acolhimento é de fundamental importância. “Estudamos ao longo do curso a importância de receber bem os visitantes e agora é o momento de por isso em prática”, enfatiza Jéssica. Já para Anadelmis praticar o idioma será o ponto positivo. “Quero levar daqui uma experiência muito enriquecedora e poder ter a certeza de que é isso que quero cursar”, analisa.

O receptivo também estará preparado para fazer reservas em hotéis, vinícolas e restaurantes. O feriadão de Corpus Christi será o divisor de águas para a CDL, que observará a aceitação do acolhimento turístico no pórtico. Se o projeto tiver adesão e apoio da comunidade, de entidades e do poder público, poderá ser mantido.

Conforme o Departamento de Cultura, o Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi também estará aberto durante a quinta-feira, dia 20, para receber o visitante e repassar informações. O horário de atendimento será das 8h às 17h30min. “O atendimento e o acolhimento aos visitantes são de fundamental importância e necessários para o nosso município se queremos crescer nesta área. Essa iniciativa irá fazer a diferença nesta data que é tão especial para Flores da Cunha”, analisa a secretária de Turismo, Fátima Ortiz.

Canal de informações turísticas

Outra atividade que a CDL está proporcionando, esta permanentemente, é um canal de informações turísticas. O serviço é um número telefônico que servirá de base para informações aos turistas e aos interessados em visitar o município. O número para contato é (54) 9.9266.4656. Nele será possíveis receber ligações, enviar mensagens via SMS e aplicativo WhatsApp. O telefone do serviço também passará a fazer parte das redes de divulgação do turismo de Flores. “A pessoa que chega numa localidade quer saber quais são os pontos turísticos, as opções gastronômicas, de lazer, de compras, dentre outros. Ter um canal que possa atender essa necessidade é importantíssimo”, destaca Panizzon.

Com a iniciativa, dados importantes poderão auxiliar no andamento das atividades turísticas no município. “É uma ótima oportunidade para entender o nosso turista, de onde ele vem e o que ele está buscando no nosso município. Analisar o perfil e poder ter um retrato do porquê as pessoas procuram Flores da Cunha”, diz.

A CDL também está planejando um treinamento turístico para seus associados conhecerem melhor a cidade e poderem colaborar no acolhimento dos visitantes.

Estudantes de Turismo, Jéssica da Conceição e Analdemis Sánchez atenderão aos turistas, numa iniciativa encabeçada pelo presidente da CDL, Jásser Panizzon. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário