Geral

Iniciativas educacionais serão agraciadas

Entrega do Diploma Mérito Educativo para as escolas vencedoras será no dia 24, na Câmara de Vereadores

Três projetos executados por escolas florenses receberão o Diploma Mérito Educativo na próxima quinta-feira, dia 24, a partir das 19h, em sessão solene na Câmara de Vereadores. A premiação é concedida pelo legislativo a cada dois anos para até três instituições de ensino inscritas. Podem participar escolas municipais, estaduais ou particulares que promovam ações inovadoras no âmbito educacional.

Os projetos vencedores são Encorajando Meninas na Ciência, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves, A leitura conecta você com o mundo!, da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José e Homework – Conectando Saberes, da Escola Interativa. Na edição deste ano, cada instituição irá apresentar seu projeto antes da entrega das premiações.

O Diploma Mérito Educativo foi criado em 2007 pela vereadora Claudete Gaio Conte (PDT). Os avaliadores dos projetos na edição deste ano foram: a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Elizabete Dalmina Curra, representando a Associação dos Professores de Flores da Cunha, Carla de Godoy, e representando a Secretaria Municipal de Educação, Cristiane Meneguzzo Montanari.

Encorajando Meninas na Ciência

Na escola Tancredo de Almeida Neves, o projeto Encorajando Meninas na Ciência desenvolve oficinas que capacitam as alunas tecnologicamente em diferentes competências e habilidades em áreas como Ciências Exatas (matemática e astronomia), Ciências (materiais, robótica e automação, energia e meio ambiente) e Informática (robótica sustentável, construção de websites e blogs e criação de histórias, jogos e animações). 
De acordo com a professora de Matemática e mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Graziele Dall Acua, uma das atividades principais é despertar e desenvolver nas jovens o gosto pela pesquisa e experimentação, com o propósito de solucionar problemas existentes no meio em que vivem. Desta forma, são oferecidas práticas no contraturno escolar, desde março deste ano, para cerca de 60 estudantes do 6º ao 9º ano. “O projeto prevê oficinas até a metade de 2020, porém, juntamente com as três alunas bolsistas da escola e a bolsista de graduação, estamos ampliando os horizontes e aplicando os conhecimentos a outros contextos”, conta. Segundo a professora, uma das maiores ações da iniciativa foi a criação e implementação do Clube de Ciências e Astronomia na escola. “É um local onde os estudantes expõem suas ideias, suas curiosidades e buscam construir os conhecimentos usando a metodologia científica”, aponta. Entre as atividades promovidas pelo clube está o estudo sobre as diferentes formas de geração de energias e a visitação à Usina Hidrelétrica Castro Alves; bate-papo com cientistas; oficinas de robótica; participação em Mostras Científicas da região e a organização da própria Mostra Científica. “Através deste projeto, a escola vem conquistando diferentes recursos de instituições públicas e privadas para incentivar a educação e melhorar significativamente a estrutura e o ambiente escolar”, declara Graziele.
Para a professora, o Mérito Educativo é uma forma de demonstrar aos estudantes e à comunidade escolar que qualquer um pode ser cientista – o projeto era, inicialmente, exclusivo para meninas, mas, devido ao interesse, um percentual de meninos também está participando. “Esse prêmio nos motiva a seguir neste caminho, promovendo a maior missão da escola, que é formar alunos conscientes e aptos a transformar a sua realidade, capazes de resolver situações desafiantes e atuar de forma crítica e pró-ativa na sociedade”, pontua.

Homework – Conectando Saberes

Iniciativa da Escola Interativa, o projeto Homework – Conectando Saberes, visa motivar e conscientizar os alunos da importância da realização dos deveres de casa. Por meio de dicas de estudo, os estudantes desenvolvem seu senso de responsabilidade, autoconhecimento e autoaprendizagem. De acordo com a diretora da instituição, Eroni Mazzocchi Koppe, após a implantação da ideia, no início do ano, a ocorrência de tarefas não realizadas diminuiu significativamente. “A gente sente, principalmente com os alunos maiores, que é preciso construir a autonomia de fazer o próprio tema. Por isso, são dadas dicas semanais de como eles devem se organizar para a prática do dever de casa”, relata. As orientações são disponibilizadas nos cadernos – para os alunos menores, no aplicativo Binóculo (agenda digital), que é utilizado para a comunicação entre professores, estudantes e familiares, e também pelas redes sociais da escola. A iniciativa também proporciona estudos em família, além de incentivar o crescimento pessoal dos alunos.

A leitura conecta você com o mundo!

O projeto desempenhado pela escola São José, A leitura conecta você com o mundo!, tem como principal objetivo despertar o gosto pela leitura nas crianças e jovens por meio da obra de um escritor da literatura brasileira. Além disso, a iniciativa visa estender o hábito da leitura para as famílias, relacionar a literatura com arte, música e dança, desenvolver a criticidade e a expressão oral e corporal.
De acordo com a diretora adjunta da escola, Camila Miglioranza, o projeto inclui diversas atividades. “Inicialmente, cada professor definiu com sua turma um escritor da literatura brasileira e uma obra para ser trabalhada. Após, foram realizadas análises literárias, releituras e a produção de painéis. Cada turma elaborou uma apresentação artística-cultural relacionada ao seu livro. O resultado foi mostrado à comunidade na Festa da Família, que ocorreu no dia 12 de julho, no Salão Paroquial”, conta. 
A iniciativa também incluiu a 29ª edição do Fórum Municipal de Integração Estudantil, que envolve alunos do 9º ano de todas as redes de ensino, e visa debater temas atuais. “Os jovens precisam ler e pesquisar muito para se posicionarem sobre esses assuntos no dia do Fórum”, aponta. Para finalizar as atividades relacionadas ao projeto, no dia 12 de novembro acontecerá na escola São José o Sebo Literário. Na ocasião, os alunos poderão trocar seus livros usados por outros.
Conforme Camila, a sensação de receber o Mérito Educativo é de muita gratidão. “Sem a contribuição da cada um, alunos, professores, equipe diretiva e famílias, o projeto não sairia do papel. Por isso, nos sentimos muito gratos e honrados em poder receber o Mérito e saber que estamos contribuindo com a educação de nosso município e fazendo a diferença para nossos alunos”, finaliza.

Projeto conscientiza os alunos da importância da realização dos deveres de casa. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário