Infestações de pulgas e carrapatos aumentam no verão
Confira algumas dicas para proteger seu pet desses parasitas
De acordo com a médica veterinária e gerente nacional pet da Syntec do Brasil, Yolanda Antunes as temperaturas altas e umidade representam a combinação perfeita para a reprodução de parasitas. O verão exige que os tutores fiquem ainda mais atentos à proliferação de pulgas e carrapatos.
Segundo a pesquisa Radar Pet 2021, da Comac, entre as enfermidades mais comuns em cães estão as chamadas doenças do carrapato, que correspondem a 27% dos atendimentos em clínicas veterinárias. “Apesar de ser um tema recorrente, é sempre importante alertar os tutores para sintomas, prevenção e tratamento. Os parasitas causam grande incômodo aos cães e gatos, podendo desencadear doenças graves que podem levar os pets a óbito”, informa a médica veterinária e gerente nacional pet da Syntec do Brasil, Yolanda Antunes.
Como se alimentam de sangue, as pulgas e os carrapatos picam os hospedeiros, causando coceira e, em alguns casos, reação alérgica. Além disso, as pulgas podem transmitir diversas outras doenças e ajudar no ciclo de parasitas internos, como o Dipilidium Canise, que causa a dipilidiose, doença parasitária localizada no intestino dos cães. Já os carrapatos podem transmitir problemas do sangue, como a babesiose e a erliquiose, que, caso não sejam diagnosticadas com rapidez, podem levar o pet a óbito.
A melhor maneira de proteção dos pets contra infestação de pulgas e carrapatos é evitar que os parasitas se instalem. Para isso, a prevenção deve ser feita em todo o ambiente de convivência dos pets e não apenas nos animais. “Manter a higiene em dia é extremamente importante para evitar o contágio com pulgas e carrapatos, mas é preciso mais do que isso. É essencial cuidar do local, mantendo-o limpo! Isso inclui a casinha, a caminha, as roupinhas. Tudo o que o pet tem acesso deve estar sempre higienizado e protegido para diminuir a chance de serem infectados” conta a veterinária.
Para a prevenção direta nos pets, shampoos terapêuticos e pipetas com produtos específicos são os mais indicados. A Syntec do Brasil oferece aos tutores TECSPOT®, pipeta à base de Fipronil, com amplo espectro de ação. “Fipronil é um dos princípios ativos mais seguros e eficazes para prevenção, tratamento e controle de pulgas e carrapatos. Ele é amplamente utilizado e reconhecido pela classe veterinária”, explica a área técnica da Syntec.
“TECSPOT® pode ser utilizado em filhotes e adultos a partir de 8 semanas de idade, o produto auxilia na prevenção e controle de doenças infectocontagiosas, prevenindo, controlando e tratando ectoparasitoses em cães e gatos de todas as raças e portes. Além disso, atua de forma completa nos pets e ambientes, prevenindo o risco de reinfestação”, finaliza Yolanda.
0 Comentários