Geral

Incentivo ao voto consciente

Ordem dos Advogados do Brasil realiza campanha para sensibilizar o eleitor para que ele busque referências sobre os candidatos nos quais pretende votar

Fala-se muito em voto consciente, em cobrar os eleitos, mas muito pouco se faz. Ao se aproximar a época de eleições as ações se repetem: e-mails e mensagens de WhatsApp pedindo para votar nulo, votar branco ou não votar ou candidatos fazendo promessas que jamais serão cumpridas. Contrapondo este cenário, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS) lançou nesta semana uma campanha de engajamento da sociedade gaúcha.

A campanha ‘Vote Consciente’ é um chamado à sociedade para que busque informações sobre os candidatos que concorrem ao pleito de 7 de outubro, quando serão eleitos presidente, governador, senadores, deputado estadual e deputado federal. O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, revela que este movimento é nacional e está sendo capitaneado pelas 27 seccionais e conta com cada uma das subseções para realizar a verdadeira reforma política. “O voto não tem preço, tem consequência. Por isso, encabeçamos a campanha nacional sobre a importância do voto consciente”, relata.

Para ajudar a esclarecer dúvidas, foi criado um hotsite com conteúdo sobre as eleições (Como identificar fake news nas eleições? Como programar o voto? Para que serve o governador, deputado estadual, deputado federal, senador, presidente da república? O que fazem os poderes?). Também estão sendo concentrados esforços em conscientizar advogados sobre o cuidado com as fake news e sua disseminação, uma vez que que são profissionais de referência nas comunidades.

A entidade também vai disponibilizar um aplicativo sobre denúncias de caixa 2 nos mesmos moldes do pleito eleitoral municipal e outro aplicativo para auxiliar de forma lúdica os eleitores a escolherem seus candidatos.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário