Geral

Inauguração das obras do Campanário será realizada no dia 11 de março

Antes da solenidade, haverá uma missa na Igreja Matriz

A cerimônia que marca a entrega das obras do projeto de Restauro e Requalificação do Campanário de Flores da Cunha será realizada no sábado, dia 11 de março, a partir das 20h. O evento ocorrerá no Largo do Campanário e contará com a presença da equipe de Cultura do Estado, além das autoridades municipais, empresas patrocinadoras e equipe do projeto.

Às 19h, antes do início da solenidade, será realizada uma missa na Igreja Matriz. Após a inauguração, haverá um jantar no Salão Paroquial. O cardápio terá menarosto com codorna, galeto e carne de porco, macarrão, polenta frita, maionese, radicci com bacon, pão, vinho e refrigerante. A sobremesa será sagu com creme e café. Os ingressos podem ser adquiridos na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes ou com Renata, pelo telefone (54) 9.9928.2411.

O evento contará com apresentação do pianista Rodrigo Soltton. O público poderá conferir ainda o show de luzes e toques dos sinos do Campanário, visitar o Memorial e apreciar a exposição Paisagens Históricas, resultado das Oficinas de Educação Patrimonial, realizadas em setembro de 2022. Também haverá distribuição do livro “A História de um Gigante”.

Sobre o projeto de Restauro e Requalificação do Campanário

O projeto de Restauro e Requalificação do Campanário de Flores da Cunha foi aprovado em 2021 e é financiado pelo Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

O processo de restauro engloba ações para correção das lesões do sistema construtivo em pedra, instalação de equipamentos contemporâneos para os sistemas elétricos e de iluminação, automação do relógio e do toque dos sinos, criação do Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas, nova cruz e nova acessibilidade ao pavimento térreo, além de cobertura e tratamento do entorno imediato.

Além das intervenções de conservação e qualificação do Campanário, o projeto também possui uma exposição no térreo, duas Oficinas de Fotografia e a publicação do livro “A História de um Gigante”, com o objetivo de valorizar e fomentar ações de salvaguarda deste material que preserva a forte religiosidade da cultura da imigração italiana no sul do Brasil e é patrimônio cultural de Flores da Cunha.

O projeto conta com o patrocínio das empresas Móveis Florense, Hidrover e Mineração Florense. As obras de restauro são promovidas pela Associação de Amigos do Museu Pedro Rossi e contam com apoio da Prefeitura de Flores da Cunha e da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

 - Prefeitura de FC/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário