Geral

Imprensa nacional visita vinícolas de Flores e Nova Pádua

Jornalistas participaram da mostra ‘O Melhor dos Espumantes dos Altos Montes’. Grupo também conheceu a gastronomia típica

Vinte e dois jornalistas representantes de jornais e revistas de diversos Estados brasileiros e dois profissionais do Uruguai estiveram em Flores da Cunha nesta semana para conhecer o potencial e a qualidade dos vinhos, a convite da Associação dos Produtores de Vinhos dos Altos Montes (Apromontes). O grupo visitou vinícolas e participou da primeira edição do ‘O Melhor dos Espumantes dos Altos Montes’, evento que reuniu empresários do setor e autoridades no restaurante da Escola de Gastronomia UCS-Icif na terça-feira, dia 25, à noite.

O grupo de jornalistas chegou a Flores da Cunha na segunda, dia 24, e já foi apresentado ao prato típico da cidade, o menarosto. O jantar foi servido na Valdemiz Vinhos Finos. Na terça-feira os profissionais visitaram as vinícolas Fante, Terrasul, Fabian e Viapiana. O almoço aconteceu em Nova Pádua, no restaurante Belvedere Sonda, e contou também com a presença do secretário da Agricultura de Nova Pádua, Rafael Martello, e do presidente da Câmara de Vereadores, Elói Marin (PMDB). Martello representou o prefeito Itamar Bernardi (PMDB) e deu as boas vindas aos profissionais apresentando a cidade e destacando o potencial daquela terra para a produção de uvas e outras frutas. Ainda na terça-feira, antes da abertura da mostra, os profissionais participaram de uma degustação de espumantes. Foram 11 amostras, uma de cada vinícola integrante da Apromontes. Cada bebida foi apresentada pelo enólogo responsável.

O presidente da Apromontes, Deunir Argenta, abriu a mostra destacando a qualidade dos vinhos das empresas associadas e os investimentos que foram feitos para isso. Afirmou a necessidade de que mais pessoas conheçam este potencial e visitem o roteiro dos Altos Montes. “Nosso desafio é fazer com que mais pessoas nos conheçam. Temos capacidade e queremos buscar nosso espaço entre os melhores do mundo”, afirmou Argenta, elogiando, principalmente, a qualidade do espumante local.

Na quarta-feira o grupo visitou as vinícolas Salvador, Luiz Argenta, Góes e Venturini e Cooperativa Nova Aliança. Após, seguiu para Bento Gonçalves para cumprir uma agenda de visitas em vinícolas do Vale dos Vinhedos e participar da Avaliação Nacional de Vinhos, que acontece neste sábado, dia 29, no Parque de Eventos.

Trazer jornalistas para conhecerem as vinícolas da Apromontes faz parte de uma ação que iniciou em junho, quando foi realizada a primeira mostra de vinhos da Apromontes. Na ocasião, outro grupo de profissionais também permaneceu na cidade por alguns dias.

Integram o roteiro dos Altos Montes as vinícolas Fabian, Fante, Luiz Argenta, Mioranza, Nova Aliança, Panizzon, Salvador, Terrasul, Valdemiz, Venturini e Viapiana. Juntas, elas produzem cerca de 2 milhões de litros de vinhos finos por ano.


Grupo degustou espumantes na enoteca da Escola de Gastronomia UCS-Icif.

Safra 2012 comentada por especialistas de oito países
As 16 amostras selecionadas por 120 enólogos brasileiros para serem degustadas por 850 apreciadores de vinho durante a 20ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2012, serão comentadas por um painel de especialistas de oito países. As percepções de cada vinho serão compartilhadas com o grande público por representantes da Argentina, Brasil, China, Cuba, Holanda, Itália, Portugal e Uruguai. As bebidas foram selecionadas entre as 30% representativas da safra, ou seja, 116 das 387 amostras. O maior momento do vinho brasileiro ocorre amanhã, dia 29, a partir das 8h30min, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Vinícolas de Flores da Cunha inscreveram amostras.

Jornalistas conheceram vinícolas que fazem parte da Apromontes. - Andréia Debon
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário