Geral

Imersão cultural na Itália

Professoras florenses Jussara Zenato Tronco e Luiza Dani Chinato estiveram no país da bota no mês de julho

As professoras Jussara Zenato Tronco e Luiza Dani Chinato participaram de um intercâmbio na Itália entre os dias 14 e 21 de julho. A viagem faz parte do projeto ‘Trocas Culturais entre Itália e Brasil: Imersão cultural’, promovido pelo Circolo Vicentini di Flores da Cunha, Ente Vicentini nel Mondo e Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha. De acordo com a presidente do Circolo Vicentini di Flores da Cunha, Graziela Mazzarotto, o intercâmbio é uma forma de manter a cultura italiana viva e possibilitar o retorno da experiência ao aluno. Além de aprofundarem o conhecimento cultural, as professoras de história tiveram contato in loco com habitantes das 11 cidades em que passaram. São elas Vicenza (capital da província de Vicenza), Asiago, Lusiana, Montebello, Chiampo, Arzignano, Malo, Marostica, Bassano, Montecchio Maggiore – onde visitaram o castelo de Romeu e Julieta – e Crosara. As florenses conheceram diversos pontos turísticos e receberam uma grande quantia de materiais impressos como livros, publicações e folders sobre a história de cada lugar que visitaram. “Foi um banho de cultura”, declara Luiza. 
Durante a vivência, elas também estiveram em escolas e empresas. “Percebemos a preocupação que eles têm em preservar o patrimônio histórico e cultural”, conta Jussara. Após o retorno para a sala de aula, as professoras têm bastante trabalho pela frente. “É muito conhecimento para passar, mas fica mais fácil ilustrar o conteúdo”, finalizam. 

Quem pode participar
O intercâmbio tem duração de 15 dias, sendo sete deles de responsabilidade do Ente Vicentino para fazer as visitas culturais. Os demais dias ficam a cargo do participante. O projeto ocorrerá anualmente, quando serão selecionadas três pessoas para participar. Podem se inscrever: associados do Circolo Vicentino di Flores da Cunha (há mais de dois anos e estar em dia com a anuidade da gestão em andamento); ser professor inicialmente na área de Ciências Humanas, podendo ser de outra área de ensino no caso de haver vaga; apresentar os documentos necessários para a viagem antes de fazer a inscrição; saber expressar-se na língua italiana, ao menos em talian; no caso de não haver professores suficientes para preencher as vagas, pode-se admitir outra profissão que tenha interesse em participar, sempre respeitando os critérios já mencionados. Mais informações na fanpage facebook.com/circolovicentini.difloresdacunha.

Luiza Dani e Jussara Tronco na praça central de Vicenza. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário