Geral

Ilustração e literatura em destaque na Escola Interativa

Projeto ‘Aquarela’, desenvolvido pelo colégio de Flores da Cunha, visa aproximar a arte dos alunos e pais

Criatividade, sensibilidade e envolvimento com arte. A Escola Interativa propõe esses valores por meio de projetos como o Aquarela, realizado ao longo do ano e apresentado na terça-feira, dia 15, aos pais. O projeto tem base em trabalhos a partir dos livros Insetolândia, de Marcos Fernando Kirst; e O Menino da Terra do Sol, assinado por Flávio Ferrarini. Ambas as obras são ilustradas pelo artista caxiense Antonio Giacomin, que esteve no colégio e encontrou-se com todas as turmas, desde o maternal até o 9º ano para contar um pouco da sua trajetória profissional e falar sobre como é trabalhar com arte.

Giacomin iniciou no universo da pintura em 1980 e foi para os Estados Unidos, México e Europa para aperfeiçoar o conhecimento. A partir daí foram muitos projetos com escritores, ilustrando livros, além de obras próprias e exposições, entre outras intervenções artísticas. Giacomin reside e trabalha em Caxias do Sul, onde mantém seu atelier.

O projeto da Interativa consiste em trabalhar as ilustrações e a literatura. Conforme a diretora da escola, Eroni Mazzocchi Koppe, o projeto já foi realizado com outros moldes, mas com este formato de ter o artista presente é a primeira vez. “Envolver os alunos nesse contexto é mexer com a sensibilidade. A escola se preocupa com a tecnologia, mas também com a emoção. Isso mantém as pessoas mais sensíveis e ajuda as crianças desde cedo a ter uma maior visão de mundo”, destaca.

Na ocasião estavam expostos trabalhos de alunos, obras inspiradas na leitura dos livros trabalhos e projetos em 3D com material reciclado. Os alunos recitaram poesias do escritor Flávio Luis Ferrarini (publicitário e colunista do jornal O Florense morto em um acidente de trânsito em junho deste ano). “Ficou um vazio deixado pelo nosso amigo Flávio, mas sua obra está eternizada. O escritor é o artista que pinta sem pincel e a prova de onde essa arte pode chegar é este projeto”, frisa Giacomin, que estava com algumas telas à mostra no local. “Trabalhar com crianças é maravilhoso porque para elas tudo é possível”, acredita.


Programação incluiu atividades com o artista Antonio Giacomin. - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário