Geral

Iguatemi sedia mostra com candidatas à Festa da Uva

As 25 jovens que concorrem à rainha e princesas do evento nacional em Caxias do Sul podem ser conferidas até o dia 1º de julho

Este é o último final de semana para conferir a mostra fotográfica Candidatas à Rainha e Princesas da Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul. A exposição permanece até o dia 1º de julho, próxima segunda-feira, em frente às lojas Fast e Centauro, no shopping Iguatemi.

A mostra conta com 25 painéis, onde cada uma das 25 candidatas retrata tarefas realizadas pelos colonizadores italianos. As atividades representadas são assar o pão no forno à lenha, podar parreiras, fazer bígoli, tocar gaita e cortar lenha, entre outras. As imagens foram registradas no interior de Caxias do Sul, nas comunidades de São Luiz da 9ª Légua, Nossa Senhora da Saúde, Linha 30, Santa Justina e na réplica de Caxias do Sul de 1885, junto ao Parque de Eventos Festa da Uva.

A produção da mostra foi de Pepe Pessoa, com fotos de Odacir Scalco, da Foto Itália, e pesquisa da historiadora Tânia Tonet. A exposição é itinerante. A Festa Nacional da Uva 2014 ocorrerá de 20 de fevereiro a 9 de março de 2014 em Caxias do Sul. O evento de escolha das soberanas ocorre no dia 31 de agosto, no Parque de Eventos.

Coroa e tiara
Foram escolhidos na semana passada os desenhos vencedores dos concursos de Criação da Coroa da Rainha e das Tiaras das Embaixatrizes. A obra escolhida foi desenhada pelo design de interiores e artista plástico Antônio Giacomin, e o modelo de tiara pelo estudante Nickolas Fermino Ribeiro, do 9º ano da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, do bairro Belo Horizonte, em Caxias. “A criação traz os principais elementos da vinha e também traduz a diversidade de etnias que ajudaram a construir o progresso da cidade. Além disso, não foram utilizados muitos adereços, pois a joia é a própria rainha”, explica Giacomin. A coroa será apresentada ao público em um evento especial no dia 7 de agosto. Giacomin recebeu como prêmio R$ 3 mil.

Registro do ensaio fotográfico para a mostra candidatas. - LUIZ CHAVES/DIVULGAÇÃO
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário