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IGP alerta para pedidos desnecessários de carteiras de identidade

Somente casos com urgência comprovada são atendidos

A pandemia de Covid-19 alterou a rotina de emissão de carteiras de identidade no Rio Grande do Sul. Para evitar o contágio pelo novo coronavírus, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) suspendeu temporariamente o atendimento para o público geral e montou um esquema especial que prevê agendamento por telefone. Apenas nos casos em que a urgênia é comprovada o cidadão é encaminhado para o Posto de Identificação.

Situações consideradas urgentes:

- retirar receitas em farmácias;
- internações e cirurgias de emergência;
- vítimas de roubos e furtos, desde que outros documentos também tenham sido roubados;
- viagens de avião agendadas com urgência.

Em todos esses casos, é necessário apresentar documentos, como receitas médicas, boletins hospitalares, boletins de ocorrência e passagens aéreas que comprovem o relato. Os agendamentos acontecem a cada 30 minutos, o que garante o tempo necessário para que a estação de trabalho seja higienizada.

A diretora do Departamento de Identificação do IGP, Kátia Reolon, pede que a população compreenda o momento e espere a pandemia passar. “Alguns alegam que a foto não está boa, que a carteira está velha ou que precisam dela para ir aos cartórios, mas eles estão fechados. Há ainda os que nos procuram presencialmente, contrariando o pedido para que fiquem em casa. Em todos esses casos, o atendimento é negado”, afirma a diretora.

 - IGP/Divulgação
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