Geral

Identidade e qualidade comprovadas e reconhecidas internacionalmente

Pesquisa foi realizada em parceria entre o Centro Universitário da Serra Gaúcha e o Laboratório Lavin, de Flores da Cunha

Através de uma pesquisa científica realizada em parceria entre o Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG e o Laboratório Lavin, de Flores da Cunha, a qualidade e as características dos produtos da Serra Gaúcha foram atestados e divulgados internacionalmente. 
Aproximadamente 200 sucos de uvas brancas e tintas produzidos ao longo de cinco anos na Serra Gaúcha foram analisados no laboratório acreditado pelo INMETRO/Cgcre, em parâmetros como açúcar, densidade, brix, acidez volátil, pH e acidez total. Com os resultados, foi elaborado um banco de dados e feita análise estatística destas informações para compreender melhor o perfil do suco de uva elaborado na região.
O trabalho de pesquisa das professoras Drª. Patrícia Wilmsen Dalla Santa e Mª. Natália Cavagnolli e da biomédica Camila Fongaro, foi convidado a ser apresentado no Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, entidade máxima do setor vitivinícola no mundo.
“Avaliamos características físico-químicas de sucos brancos e tintos de cinco anos diferentes, isto é, foram avaliados produtos de cinco safras, cada uma com suas condições climáticas diferentes e, em todas elas, salvo raras exceções de resultados limítrofes, a qualidade do suco de uva elaborado na região é exemplar. A dedicação nos manejos conduzidos pelos profissionais dos vinhedos e das cantinas em se adaptar é incontestável”, declara a professora e coordenadora de projetos de extensão da FSG, Patrícia Wilmsen Dalla Santa.
Os dados foram apresentados com o intuito de divulgar ainda mais sobre os produtos elaborados na nossa região, para pesquisadores e profissionais da área de diversas regiões do mundo, entre eles, os franceses, que foram os que mais interagiram sobre o assunto.
“Parâmetros como açúcar, brix, densidade se mantiveram muito estáveis entre os produtos oferecidos nos cinco anos. Parte dos consumidores percebe o suco tinto menos doce do que o branco, porém a quantidade de açúcar não apresentou tanta diferença entre os dois produtos ao longo dos cinco anos de pesquisa. Há diferença significativa entre os dois produtos em relação à concentração de acidez total titulável, sendo que o suco branco apresenta essa acidez menor em comparação ao tinto, nos cinco anos. A maior concentração de acidez total titulável nos sucos tintos confere menor sensação de doçura a eles. A acidez volátil, outro parâmetro avaliado, se manteve bastante baixa em ambos os produtos, nos cinco anos, o que colabora com o fato de que as boas práticas e o controle de qualidade realizados durante os processos de elaboração do produto são bem conduzidos pelo nosso setor vitivinícola. O perfil do produto elaborado aqui é único no mundo", destaca a professora e coordenadora do curso de Biomedicina – FSG, Natália Cavagnolli.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário