Geral

Hub de Inovação para a Agricultura Familiar é apresentado

Proposta reuniu associados, entidades e prefeitura municipal no auditório da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na noite desta terça-feira, dia 15

O Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua apresentou na noite desta terça-feira, dia 15, junto ao auditório da sede, aos associados, entidades e prefeitura municipal, o Hub de Inovação para a Agricultura Familiar. O STR, como declara o presidente, Olir Schiavenin, sempre está atento para proporcionar novas ferramentas de acesso a inovação e, por iniciativa do assessor jurídico da entidade, Sérgio Augustin, passa a oferecer aos associados esta nova ferramenta.

O Hub de inovação é constituído por pessoas e opiniões diferentes que visam a solução de um problema e o desenvolvimento de novas ideias.  Com esse objetivo, uma sala será disponibilizada na sede do Sindicato. “A agricultura familiar, como os demais setores da economia, vem inovando a cada dia para atingir melhores índices de produtividade e qualidade na produção agrícola. A agricultura familiar é responsável por 70% do alimento produzido no mundo e, por isso, otimizar alguns serviços é essencial para melhores resultados”, esclareceu Schiavenin.

De acordo com Augustin, a finalidade do projeto é fazer com que a agricultura familiar tenha efetivamente uma atenção: “Os agricultores familiares estão enfrentando muitos problemas: é um trabalho árduo, manual ainda, de sol a sol e, sempre digo, não tem domingo para o trabalhador da agricultura familiar”, informa, destacando que a ideia do Hub é para que a agricultura familiar tenha a mesma atenção que o agronegócio tem atualmente. “Queremos que o agricultor familiar receba a tecnologia, receba e utilize recursos, esteja preparado para as intempéries, e nós temos que investir nesse trabalho”, garante, ao mesmo tempo em que revela que os investimentos em inovação também podem contribuir para que o agricultor permaneça nessa atividade evitando, assim, o êxodo rural evidenciado especialmente pela migração das novas gerações para a cidade, em função do trabalho árduo.

De acordo com dados apresentados na ocasião, são oito bilhões de pessoas no mundo para alimentar, e a agricultura familiar é responsável por alimentar essa população. Outro ponto destacado, conforme pesquisa da Universidade de Brasília, é que a produção da agricultura familiar em 2030-2035, terá destaque somente em algumas culturas, como carne suína, frango, leite, mandioca, fumo e cacau.

Durante o evento, o ex-ministro e ex-deputado Odacir Klain, palestrou para os presentes destacando a importância da iniciativa do STR. “O Sindicato está reconhecendo a importância da agricultura familiar, agindo para visar a rentabilidade do agricultor, a valorizar a agricultura familiar, proporcionando que cada família possa chegar além de seus objetivos”, enalteceu, acrescentando: “O Sindicato está falando que quer ser o local onde possa haver uma unidade para a discussão, quer ser a base de apoio”.

 - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário