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Hotel com mais de 100 apartamentos em construção

Empreendimento está sendo erguido na Vinícola Monte Reale. Previsão é de que boa parte da obra seja entregue em cinco anos. Confira também outros investimentos feitos pelo setor vinícola para atrair turistas ao município

O enoturismo, também conhecido como turismo do vinho, tem se destacando dentre as novas modalidades turísticas que buscam a consolidação. Além de movimentar a economia, o turismo e o vinho, isolados ou associados, carregam grande significado simbólico e, nesse sentido, apresentam muitas características comuns. O Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, é uma das rotas que mais recebe visitantes neste segmento. No entanto, Flores da Cunha e Nova Pádua também começam a aparecer. Isso porque foram, e ainda estão sendo feitos, investimentos para atrair os consumidores de vinhos e, também, divulgar a bebida entre os que ainda não a conhecem. Abaixo, conheça o projeto de cinco empresas que estão apostando no enoturismo: Monte Reale, Vinícola Salvador, Vinhos Mioranza, Góes e Venturini e Fabian, de Nova Pádua. Todas elas fazem parte da Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) e do roteiro Vinhos dos Altos Montes. Hotel para enriquecer a cultura do vinho Cinco anos. Esse é o prazo para a Vinícola Monte Reale inaugurar, junto as suas instalações, um hotel com 108 apartamentos. O empreendimento, iniciado em 2007, será o pioneiro nesse gênero em solo florense. A perspectiva é de que o hotel, com 9.506m², esteja pronto para a Copa do Mundo de 2014, para acomodar uma delegação já que Flores é uma das cidades candidatas a sub-sede. Em obras há três anos, o hotel – ainda sem nome definido – está, desde abril deste ano, com suas obras paradas. "No próximo ano pretendemos retomar a construção, mas, no momento, estamos investindo em outras áreas", destaca uma das proprietárias da Vinícola Monte Reale, Eleida Mioranza Soldatelli. Atualmente, estão prontos o térreo e o primeiro andar, faltando ainda ser erguido o segundo pavimento. Sem entrar no valor do investimento, a proprietária revela que o empreendimento está sendo erguido "conforme os recursos próprios". Dessa forma, o hotel será edificado e inaugurado por etapas. Provavelmente, até 2014 nem todos os apartamentos estejam concluídos. Projeto O projeto do arquiteto Angelo Roman Ross está desenhado em formato de avião e abrigará três pavimentos, sendo que o primeiro é todo em pedra basalto, seguindo o estilo arquitetônico da própria vinícola. Um dos xodós do projeto é o túnel subterrâneo que interligará a vinícola ao hotel. A passagem de 522 m² sairá da cave da cantina até o térreo do hotel, onde estará uma sala de degustações. Além disso, o túnel será interligado aos demais andares por meio de elevadores. Adapatando a lógica do "formato avião", o tunel será a porta de entrada. "Será o acesso principal e fica na lateral como se fosse a porta do avião. Esse formato foi escolhido para melhor aproveitar a área", frisa Eleida. O hotel terá 102 apartamentos, sendo seis suítes, sala de jogos, sauna, duas piscinas (externa e térmica) e quatro salas de reuniões. Além de um bar com capacidade para 48 pessoas e um restaurante/café com 350 lugares. Alguns dos diferenciais ainda serão os espaços de saúde e beleza e a sala para vinhoterapia. Na parte externa, serão plantados vinhedos para que os turistas tenham contato com a uva. "Queremos agregar o hotel com a venda dos nossos vinhos, mas também que esteja independente para realização de convenções e do turismo em geral", destaca. Mais informações sobre a vinícola e agendamento de visitas através do site ou do telefone 3292 1011.

Proposta alia a cultura Após dez anos de um amplo processo de restauração, a Vinícola Salvador abriu em junho do ano passado suas portas para o turismo. Um ano e meio depois, conforme um dos proprietários, Daniel Salvador, a cantina está focada no enoturismo. "É um turismo que está caminhando bem, com qualidade e novos sabores. Pelo trabalho que está sendo feito na área turística em Flores o resultado está acima do esperado", frisa. Desse período para cá, a vinícola recebeu cerca de 2.000 visitantes. Número considerado baixo por Salvador, e que advém do pouco investimento feito na área. "Poderia ser muito melhor, porque o turista que visita a vinícola é um público aleatório que está na cidade e acaba encontrando essa proposta diferenciada", aponta. Os investimentos na restauração do prédio datado de 1911 e que antes pertencia a antiga Companhia Vinícola Riograndese, como a decoração em vitrais, os grandes lustres de ferro e as reproduções de pinturas famosas alusivas à uva e ao vinho, devem "pagar-se" dentro de quatro anos, projeta Salvador. O próximo passo da cantina agora é trabalhar a área de gastronomia. "Demos o primeiro passo para descobrir no que investir e no momento estamos estudando o que fazer para agregar. Ou faremos algo inovador nessa área gastronômica ou seguiremos na linha clássica de resgate a cultura italiana", destaca. Entretanto, esse novo projeto só será colocado em prática quando houver uma divulgação maior do turismo. Horário de visitação: Quintas e sextas-feiras, das 9h às 18h / Sábados, das 9h às 19h / Domingo, das 9h às 13h. Telefone: (54) 3292 3388. Email: salvador@vinicolasalvador.com.br

Góes e Venturini: novas instalações A Vinícola Góes & Venturini apresentou, recentemente, seu projeto de reestruturação. As instalações abrangem um moderno centro de produção e estocagem dos vinhos e um local para o recebimento de visitantes. São cerca de três mil metros quadrados de área construída, com sala de degustação, passeio orientado, incluindo área de produção e estocagem. De acordo com o diretor e enólogo, José Venturini, as modificações iniciaram em 2002 com a troca das pipas de madeira por modernos tanques de inox, substituição do maquinários e reformas na estrutura física. “O objetivo dessas transformações foi aproximar o consumidor de vinhos das vinícolas, já que ele tem muita curiosidade em aprender e conhecer sobre a bebida”, explica Venturini. Para suprir essa busca por conhecimentos, a Góes & Venturini possui um receptivo turístico que apresenta aos visitantes as instalações, explicando todo o processo de elaboração dos vinhos, e, ao final, oferece uma degustação dos produtos. A vinícola também possui um espaço para jantares, a partir de agendamento. A maioria dos turistas que buscam a Góes e Venturini vem de Santa Catarina, São Paulo, Erechin, Bento Gonçalves, Porto Alegre, Caxias do Sul e Espírito Santo. Mais informações no site www.goesventurini.com.br. Agendamento de jantares e visitas pelo telefone 3292.2710. Endereço: Travessão Felisberto da Silva, s/n.

Mioranza: recebimento de 5 mil pessoas em 2008 A Vinhos Mioranza, instalada na VRS 314, quilômetro 6, em Travessão Alfredo Chaves, contabilizou, ano passado, a passagem de 5 mil pessoas por suas dependências. O número é considerado ‘relativamente bom’ pelo diretor-presidente da empresa, Antonio Alvise Mioranza. A ‘relatividade’ se deve à perspectiva de incrementar em mais de oito vezes o número anual de visitantes à rota vitivinícola dos Altos Montes (de 11,5 mil para 100 mil pessoas), com a consolidação do projeto de uma Indicação Geográfica (IG) local. Já faz cinco anos que a Mioranza conta com área de varejo para receber o turista, a quem se oferece, gratuitamente, visitação pelas instalações industriais e vinhedos, além de degustação. O atendimento é nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h; aos sábados, das 8h às12h e das 13h30min às 17h; aos domingos, sob agendamento. Vinhos finos e de mesa, espumantes e suco de uva compõem o portfolio da vinícola. Mais informações no site www.mioranza.com ou pelo telefone 3297.5700.

Fabian: processo em crescimento A Vinhos Fabian – localizada também às margens da VRS 314, em Travessão Paredes –, de Nova Pádua, atende turistas desde 2007. A visitação média, segundo o administrador da casa, Giovani Fabian, tem sido de cerca de 30 pessoas por mês. O número é baixo, anota ele – que considera como satisfatório um movimento quatro ou cinco vezes maior –, mas se insere em uma perspectiva de crescimento: em 2007, a Fabian recebia cinco pessoas por mês; em 2008, 15 – número, afinal, redobrado neste ano. Para o administrador, um incremento na visitação se dará com a consolidação do projeto de uma Indicação Geográfica (IG) dos Altos Montes e também por conta de projeto na área de turismo que vem sendo criado pela Prefeitura paduense. “O que precisa é uma divulgação melhor”, resume. O varejo do estabelecimento funciona nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h; aos sábados, das 9h às12h; aos domingos, sob agendamento. Visitação aos vinhedos e à vinícola e degustação são os atrativos que a empresa oferece ao turista, gratuitamente. Mais informações no site www.vinhosfabian.com.br ou pelo telefone 3296.1399.

Projeto está desenhado em formato de avião e abrigará três pavimentos. - Danúbia Otobelli
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