Geral

Hotel ainda em discussão

Afearq emite parecer contrário à mudança no Plano Diretor e Secretaria de Planejamento está discutindo o projeto

A Afearq, Associação de Engenharia e Arquitetura de Flores da Cunha, entidade que congrega mais de 50 profissionais da área está sempre preocupada com o desenvolvimento equilibrado e qualificado de município. 
Contudo, uma proposta de edificação de um hotel no município onde os construtores pedem a modificação do Plano Diretor – a possível edificação de um sexto andar – foi um assunto debatido na associação e, em assembleia geral, a Afearq emitiu um parecer sobre o caso.
Conforme o presidente da associação, Claudemir Tibolla, a entidade “considera de significativa importância a instalação de um empreendimento dessa natureza em nosso município, pelo que representa no aporte ao turismo, geração de emprego e renda nos mais diversos segmentos da economia municipal”, mas a maioria dos associados manifestou-se contrário a possíveis alterações do Plano Diretor Municipal ou a aprovação de lei especial junto a Câmara Municipal de Vereadores, que permita, nesse zoneamento urbano, as alterações quanto ao número de pavimentos permitidos; taxa de ocupação, índice de aproveitamento e taxa de permeabilidade.  “Justifica a importância de manter esses índices urbanísticos, já consolidados, principalmente na região central de nossa cidade, recentemente revisados, com colaborativa e intensa participação da Afearq e de inúmeras outras entidades de nosso município, que visam manter as características históricas dessa região da cidade; manter as boas condições de iluminação natural, ventilação indispensáveis para uma vida saudável; e preservar a capacidade da infraestrutura existente e consolidada nessa região de nossa cidade”, diz o comunicado.
Conforme o secretário de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Gabriel Luiz Echer, o projeto está em fase de discussão na prefeitura. “Estamos verificando as possibilidades, debatendo o impacto que este empreendimento pode gerar para o município. Também faremos uma consulta ao Conselho do Plano Diretor para pedirmos uma posição. Quando chegarmos a uma definição, vamos conversar com a empresa e deixar transparente para a comunidade o que vai ser feito”, afirmou o secretário. 
O diretor de obras da Nellfor Participações, Horacio Forni, que pretende construir o hotel Axten Travel Inn Flores da Cunha, no centro da cidade, em terreno e em parceria com a Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança Ltda, informa que o estudo de viabilidade apresentado foi pensado no turismo. “A gente só pleiteou um plano específico de turismo e pensamos que poderia ser possível. Mas nós estamos abertos. Sabemos que existe uma parte urbanística e queremos respeitar isso, vendo a melhor forma possível. Mas, por enquanto também estamos estudando”, analisa Forni. 
O diretor de obra ainda ressalta que Flores da Cunha tem tudo para dar certo dentro do turismo regional. “Nós queremos colaborar, não queremos atrapalhar, sempre pensando no futuro. Quando esse projeto passar pela Câmara de Vereadores e a população começar a conhecer esse projeto, essa primeira opinião pode mudar”.

 - Prefeitura de FC/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário