Geral

Hospital Geral oferece exame oncogenético a pacientes selecionadas em tratamento na Unacon

Público alvo é formado por pacientes que tenham histórico familiar de câncer de mama

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Geral realiza, de forma pioneira, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da região, a avaliação oncogenética. Essa avaliação – com o oncogeneticista e a realização de exames –, é oferecida a pacientes do HG com indicação 

Serão beneficiados com o exame, segundo a médica oncologista Janaina Brollo, “as pacientes que tiveram diagnóstico de câncer de mama inicial tratadas na Unacon com menos de 35 anos de idade e que apresentarem histórico familiar da doença: um familiar, em primeiro grau, com câncer de mama ou ovário, ou dois familiares em 2º grau”. De acordo com a médica, a população que apresenta essas características possui maior risco de ter uma síndrome hereditária.

De acordo com a coordenadora médica da Unacon, Rita Costamilan, o exame possibilitará aos pacientes oncológicos atendidos pela oncologia do HG, com indicação, detectar mutações herdadas geneticamente, que fazem com que o paciente desenvolva neoplasias em idade precoce. A detecção dessa mutação pode mudar a conduta cirúrgica, como a mastectomia bilateral (cirurgia nas duas mamas) e o acompanhamento e o rastreamento de outras neoplasias.

As discussões sobre o exame oncogenético tiveram maior repercussão desde o caso da atriz Angelina Jolie, que realizou uma dupla mastectomia. A mãe da atriz faleceu em 2007 devido a um câncer de mama causado pela alteração de um gene chamado BRCA1. As características hereditárias da doença de sua mãe colocaram Jolie dentro de um grupo de risco, no qual ela teria 87% de chances de desenvolver um câncer de mama e 50% de ter um câncer no ovário. Ao procurar o serviço de oncogenética, ela optou por realizar a cirurgia.

O HG conseguiu viabilizar o exame oncogenético a partir de projeto idealizado pelos médicos Janaina Brollo e Maximiliano Kneubile, desenvolvido por meio do Banco de Perucas, na Campanha do Outubro Rosa do ano de 2017, quando foram promovidas uma série de ações para reunir recursos financeiros para a disponibilização do exame. Ainda contou com o apoio do Grupo Amigas de Peito e Alma, Maria Santa Acessórios, Cecan e Laboratório Diagnose.

Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Geral. - Claudia Velho/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário