Geral

Hospital Fátima conquista Acreditação Hospitalar pela ONA

Instituição obteve a Acreditação nível 1 que cumpre todos os critérios de segurança do paciente

O Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima de Flores da Cunha obteve uma grande conquista. A instituição conseguiu o certificado de Acreditação Hospitalar – ONA, nível 1, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), após avaliação do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), Instituição Acreditadora Credenciada. Com a certificação, a instituição entra no seleto grupo dos 23 hospitais credenciados no Estado.
O processo de Acreditação Hospitalar avalia a qualidade dos serviços de saúde a partir de critérios voltados para a segurança do paciente, seguindo requisitos pré-estabelecidos pelo manual da ONA. A certificação é concedida aos serviços que atendem aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão. “Com a certificação a instituição ganha um processo seguro e bem desenhado e pode seguir evoluindo, já que sempre que houver um evento que afete a segurança do paciente este será sinalizado e tratado. O hospital qualifica o corpo técnico e administrativo, porque ser certificado o torna referência para comunidade e região dentro da sua complexidade assistencial”, explica a consultora e responsável pelo Setor de Qualidade, Angelita Alves De Césaro.
Após a certificação, os serviços seguem sendo avaliados periodicamente em sua qualidade e segurança assistencial. O certificado de acreditação, nível 1, é concedido às instituições que, em seus aspectos assistenciais e estruturais, atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade. Nesse caso, a organização de saúde cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA, sendo que o Hospital Fátima atingiu 99% dos requisitos. O certificado é válido por dois anos – até fevereiro de 2022. Após ele é reavaliado podendo ser recertificado ou poderá evoluir para os níveis 2 e 3. “Foram trabalhados todos os requisitos do manual da ONA em torno de 300 com ênfase nas metas internacionais de segurança do paciente. Além disso, tivemos uma grande adesão da equipe que se engajou e se comprometeu”, explica Angelita.

Longo trabalho
A conquista da Acreditação Hospitalar foi um trabalho de quase 10 anos, desde 2010, quando foi construído o Planejamento Estratégico da instituição. Com apoio da diretoria do hospital, corpo clínico, funcionários e comunidade, foram traçadas as metas para os próximos 10 anos e uma delas consistia na certificação hospitalar. “Em 2014, assinamos um termo de adesão onde o hospital se comprometia em fazer investimentos para a certificação e desde lá trabalhamos para isso. A Acreditação Hospitalar é um retorno para a nossa comunidade, que sempre nos apoiou e nos deixa felizes, porque também é uma segurança maior e mostra que os processos estão alinhados para um atendimento qualificado para a população”, afirma a diretora administrativa, Andréia Francescatto Vignatti. “Realizamos muitos cursos e treinamentos com a equipe, pois sem as pessoas não conseguimos nada. E essa certificação foi possível graças ao apoio de todos”, complementa a diretora financeira, Cristiane Zin.
Conforme os dados da Organização Nacional de Acreditação, entre as instituições de saúde que atendem a padrões reconhecidos de qualidade e segurança, os hospitais são a maioria. São 843 instituições acreditadas pela metodologia ONA no país, sendo 342 hospitais, dos seis mil existentes. A ONA é responsável pelo desenvolvimento e pela gestão dos padrões brasileiros de segurança e qualidade da saúde. Reconhecidos internacionalmente, os padrões definidos pela Organização são certificados pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação formada por instituições acadêmicas e organizações de mais de 100 países.

Equipe do Hospital Fátima comemora a certificação. - Luizinho Bebber/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário