Geral

Hospital do Círculo oferece grupos de apoio a pacientes e familiares

Encontros periódicos estimulam a troca de experiências e estratégias terapêuticas

Disponibilizar um espaço de empatia e cuidado por meio do acolhimento, da troca e do respeito, propiciando qualidade de vida a pacientes e familiares. Esse é o objetivo principal dos Grupos Interdisciplinares de Cuidado oferecidos pelo Círculo Saúde a pacientes com tumores femininos (mama e útero) e com estomias, e a familiares de pacientes em cuidados paliativos.

Os grupos Conviver, Bem Viver e Ressignificar promovem espaço para escuta e acolhimento, estimulando a troca de experiências e informações entre os participantes e equipe e promovendo estratégias terapêuticas de melhorias de convívio e bem-estar no dia a dia. A escolha se deu a partir da necessidade de pacientes trazidas em falas durante processos de terapia individual, frente à realidade de cada um. 

Saiba mais sobre cada encontro

- Grupo conviver

O cuidado paliativo tem a filosofia humanitária de cuidar de pacientes com doenças que ameaçam a vida, buscando a melhora da qualidade de vida e alívio da dor e do sofrimento. O grupo tem por objetivo promover um espaço de escuta e acolhimento às famílias dos pacientes, oportunizando que as mesmas possam compartilhar experiências advindas dos desafios do cuidado diário diante do processo do adoecer.

Público: Familiares e/ou cuidadores de pacientes em cuidados paliativos atendidos no Hospital do Círculo.

Frequência: A cada 20 dias.

 - Grupo bem viver

O grupo foi pensando para o público feminino com o objetivo de propor um espaço para troca de informações e experiências. Promover a busca por novas possibilidades de Bem Viver, estimular a melhora da autoestima, autocuidado, promovendo momentos de interação e cuidado.

Público: Pacientes com tumores femininos (útero e mama) atendidos no centro de oncologia do Hospital do Círculo.

Frequência: um encontro por mês.

- Grupo ressignificar

O grupo foi pensando para os pacientes com estomas e têm por objetivo proporcionar um espaço de interação e troca de informações, bem como compartilhar experiências advindas do processo de uso de bolsa de colostomia. Estimular a adaptação de ciclos, reavaliar e mudar o caminho diante da necessidade de um dispositivo associado ao corpo do paciente.

Público: Pacientes com estomia em uso de bolsa de colostomia atendidos no centro de oncologia do Hospital do Círculo.

Frequência: um encontro por mês.

Todos os encontros são gratuitos e ocorrem no Círculo de Talentos, junto ao Hospital do Círculo. Mais informações pelo telefone (54) 3013.9117, setor de Psicologia Hospitalar, com Andrielli Conforti.

Encontro do Grupo Ressignificar. -  Andrielli Conforti/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário