Geral

Horta mantida por alunos estimula o consumo consciente

Exemplo positivo vem da Escola Antônio Soldatelli, da localidade de Nova Roma. Semana do Meio Ambiente em Flores da Cunha tem a distribuição de sementes e fôlderes pela prefeitura e blitz ecológica de uma empresa

Hoje, 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data passou a ser celebrada em 1972 na Conferência de Estocolmo (Suécia) e desde então se tornou uma referência para campanhas de conscientização. No Brasil, a semana temática de 2013 prevê uma série de atividades entre os dias 3 e 7 de junho.

Em Flores da Cunha a Semana do Meio Ambiente terá uma programação especial junto às escolas. Segundo a diretora de Meio Ambiente, Franciele Zorzi, a conscientização ambiental deve fazer parte da vida escolar. “Durante a semana equipes da Secretaria do Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito irão percorrer os colégios municipais, estaduais e particulares distribuindo sementes de árvores nativas e orientando sobre a separação do lixo”, antecipa Franciele.

Na ocasião também serão distribuídos fôlderes explicativos sobre a coleta de lixo com os horários do serviço no município. “A falta de separação correta do lixo na nossa cidade ainda é um problema. As pessoas têm dúvidas. Cabe a nós fornecer as orientações”, vislumbra a diretora.

Neste ano, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente é Pensar. Comer. Conservar – Diga não ao Desperdício, para uma consciência mundial que estimule o consumo coerente de alimentos. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 1,3 bilhão de toneladas de comida são desperdiçadas por ano em todo o mundo. Considerando as desigualdades sociais, e sabendo que uma em cada sete pessoas no mundo passa fome, fica o alerta do desequilíbrio social – e seus efeitos são devastadores para o meio ambiente. O tema deve despertar em cada cidadão pequenas atitudes que contribuam para um mundo melhor.

Exemplo positivo
A Escola Estadual Antônio Soldatelli, localizada em Nova Roma, em Flores da Cunha, é uma das que tem projetos ambientais inclusos no currículo escolar. A turma do 4º ano, coordenada pela professora Deise de Souza Rizzon, desenvolve desde o início do ano letivo o Integrar, que tem como objetivo trabalhar com uma horta de forma educativa e como instrumento de valorização do ambiente, isto de forma interdisciplinar. O objetivo é fazer com que a natureza e os conteúdos sejam aprendidos como um todo, sendo o aluno parte integrante e agente de transformação do mundo que o cerca.

A primeira ação do projeto foi procurar um local para cultivar uma horta, estudar o solo e fazer experiências. O local escolhido foi a casa da aluna Manoela, que fica há um quilômetro da escola, e que no caminho existem possibilidades de estudo de plantas, nascentes de água, animais, relevo e clima característicos.



A turma toda sai em caminhada a cada 15 dias para a ação Estudo de Campo, e aproveita a tarde para fazer um piquenique fora da escola. A professora Deise defende a tese de que o aprendizado não acontece somente em sala de aula. “Essas saídas são primorosas para a assimilação dos conteúdos. Os alunos se divertem e aprendem com a experiência”, destaca a docente que é formada em Magistério, Pedagogia e Neuropsicopedadogia com Educação Especial Inclusiva.

Na horta da turma foram plantadas mudas de alface, chicória, repolho, couve e beterraba, além de uma sementeira experimental com sementes de pepino e tomate. Antes de plantar, os alunos fizeram adubo orgânico com restos de alimentos que trouxeram de casa para enriquecer o solo. Essa ideia vem ao encontro do tema do Dia Mundial do Meio Ambiente. Na horta dos alunos do 4º ano os restos de alimentos foram reutilizados e se transformaram em adubo.

Ação da Keko
Outra ação alusiva ao meio ambiente, esta promovida pela empresa Keko Acessórios, é realizada até a próxima sexta-feira. Mais do que sensibilizar o público interno quanto à importância de práticas sustentáveis no dia a dia, a Keko promoverá uma blitz ecológica com a participação voluntária de funcionários no dia 7, às 17h30min, na Avenida 25 de Julho, no Centro de Flores. Haverá distribuição de sementes e de dicas sobre preservação ambiental e sustentabilidade. A atividade integra a 2ª Semana do Meio Ambiente Keko. 

Alunos do 4º ano plantam alface, chicória, repolho, couve e beterraba, entre outras hortaliças. - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário