Geral

Hora de ficar atento à visão da garotada

Cerca de 30% das crianças em idade escolar apresentam algum tipo de problema de visão

A visão é o sentido mais importante para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Gestos e condutas são apreendidos quando ela observa as pessoas ao seu redor. Pensando nisso, pais, pediatras e professores devem ficar atentos ao comportamento dos pequenos, pois um prejuízo no desenvolvimento visual pode ter consequências negativas para o resto da vida.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) alerta que, no Brasil, de 3% a 10% das crianças de 7 a 10 anos precisam usar óculos. Dados do Ministério da Saúde relatam que 30% delas em idade escolar apresentam algum problema de visão.

Com a volta às aulas é uma ótima oportunidade para os pais aumentarem a atenção às crianças, sobretudo se o rendimento escolar não estiver de acordo, elas podem estar com algum problema oftalmológico.

A descoberta das deficiências não é fácil e por falta de conhecimento, os pais não percebem o problema. Devem ficar atentos a certas dificuldades que algumas crianças podem apresentar como lacrimejamento constante, olhos avermelhados com secreção, falta de interesse pelo ambiente escolar, dores de cabeça constante, assistir TV muito perto da tela, esfregar os olhos após esforço visual, dentre outros sintomas que podem ser diagnosticado através da consulta com o oftalmologista.

Miopia cresce entre as crianças devido ao uso de computadores e smartphones

Uma pesquisa do Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação revela que cerca de 69% das crianças e adolescentes do Brasil, na faixa dos 9 aos 17 anos, utilizam a internet mais de uma vez por dia. Os dados confirmam o crescente acesso dos brasileiros aos benefícios da tecnologia, mas, ao mesmo tempo, desvendam uma nova preocupação: as ferramentas eletrônicas estão contribuindo para o aumento da miopia entre os pequenos. 
Cerca de 20% das crianças em idade escolar, de acordo com levantamentos CBO, apresentam problemas de vista. A miopia é a campeã e já é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a epidemia do século. O uso de celulares e computadores por mais de seis horas diárias pode levar ao agravamento dessa patologia em crianças e adolescentes.

Dicas para o dia a dia

- Fazer a criança realizar atividades em ambientes externos diariamente, por 40 minutos, no mínimo.

- Não aproximar demais dos olhos os celulares, tablets, computadores e livros — eles devem ser mantidos a 30 centímetros da face, no mínimo.

- Não se debruçar sobre o objeto de leitura.

- Fazer intervalos frequentes enquanto estiver utilizando esses objetos. A cada 20 minutos, retirar o olhar deles e focalizar objetos distantes, por cerca de 20 segundos.

- O uso de tablets e celulares por crianças de 2 a 5 anos não deve ultrapassar o período de uma hora por dia.

Cuide da aproximação dos olhos com os materiais. A distância deve ser de, no mínimo, 30 centímetros da face. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário