Geral

Homenagem às vozes que o tempo não apaga

Projeto que compilou relatos de mais de 60 idosos e mostra um retrato sobre o passado de Flores da Cunha foi apresentado na Feira do Livro

O projeto Memória Oral, Vozes do Tempo, desenvolvido por dois anos em Flores da Cunha, foi apresentado à comunidade durante a 40ª Feira do Livro. A ação foi desenvolvida pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, por meio do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, com a coordenação da professora municipal Maria de Lurdes Rech Pianegonda, que atualmente atua no Museu. A atividade foi desenvolvida de março de 2015 até dezembro de 2016 alusiva às comemorações dos 140 anos da Imigração Italiana na Serra Gaúcha.

Durante a apresentação do projeto, na noite de 15 de maio, na Praça da Bandeira, Maria de Lurdes mostrou um documentário com alguns dos principais fatos pesquisados. Os entrevistados e representantes das famílias florenses que participaram da pesquisa receberam um certificado no final da cerimônia. “No material que recolhemos, há preciosidades datadas de 1868. São objetos que comprovam, por exemplo, a intensa e ativa religiosidade dos imigrantes, a força do trabalho e a importância dos vínculos familiares e relações interpessoais na comunidade”, frisou a professora.

O projeto contemplou entrevistas com mais de 60 idosos entre 75 e 94 anos, os quais contaram a história de suas famílias e de fatos que ocorreram desde a chegada dos primeiros habitantes na então vila de Nova Trento. Também foram organizados documentos, livros, manuscritos, fotos e outros objetos que atravessaram gerações, visando ampliar o acervo do Museu e Arquivo Histórico. “Privilégio meu poder interagir com pessoas de diferentes idades, especialmente as mais experientes, no projeto Vozes do Tempo. Por meio dele, tive a oportunidade de conhecer a vida cotidiana, particularidades, fatos, fotos e raros documentos dos que construíram Flores da Cunha”, aponta Maria de Lurdes, que integrante da Associação Caxiense de Letras e colunista do Jornal O Florense.

Solenidade na Praça da Bandeira reuniu entrevistados e representantes das suas famílias e do poder público. - Fábio Carnesella/Prefeitura FC/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário