Geral

Homenagem às origens do tradicionalismo

Semana Farroupilha de Flores da Cunha reuniu cerca de 20 mil pessoas na Praça da Bandeira durante 12 dias. Foram registradas reclamações quanto ao barulho excessivo

Apesar da intensa chuva registrada nos últimos dias, a Semana Farroupilha de Flores da Cunha reuniu um grande público durante os 12 dias de festa. A estimativa da organização é que em torno de 20 mil pessoas tenham passado pela Praça da Bandeira entre 9 e 20 de setembro. Somente ontem, dia 20, cerca de 2 mil pessoas circularam pelo acampamento farroupilha. Conforme o coordenador do evento, o chefe de Gabinete da prefeitura, Valentin Breginski, o mau tempo atrapalhou as festividades, mas não tirou o brilho do evento. “Tivemos alguns percalços, mas encerramos com uma avaliação muito positiva. A chuva nos atrapalhou, porém, nos dias de tempo bom o público veio em peso para a Praça”, constata.

O coordenador também destaca a intensa participação das entidades e escolas do município, que se envolveram em diversas atividades da Semana Farroupilha. “Ficamos orgulhosos com a participação dos estudantes. Percebemos um aumento do número de escolas e entidades. Não podemos deixar de citar, ainda, o aumento do número de participantes das atrações artísticas que abrilhantaram o evento”, expõe Breginski, destacando a importância de manter viva a tradição gaúcha no Estado. “Esperamos que a próxima administração dê sequência aos trabalhos realizados até agora e continue investindo nesse evento que hoje é considerado um dos maiores do município”, complementa.

Homenagem
O encerramento da Semana Farroupilha, ocorrido ontem, dia 20, foi marcado pela homenagem a um dos maiores ícones da história riograndense, José Mendes. O filho do cantor e compositor, José Mendes Jr, participou do evento e animou a plateia cantando os clássicos do pai. O tradicionalista ressaltou a importância de incentivar e cultivar as tradições gaúchas. “Eventos como esses resgatam valores e deixam vivos os costumes desse povo bravo. Sabemos o quanto é importante para a juventude de hoje em dia ter contato com coisas boas em vez de ficar à mercê da violência nas ruas”, comenta.

Durante a apresentação, Junior recebeu do prefeito Ernani Heberle (PDT) uma placa de agradecimento pela participação na Semana Farroupilha. Emocionado, o músico agradeceu aos florenses pela lembrança e falou da ligação do pai com a região da Serra. “Tenho certeza que meu pai está mais vivo do que nunca, hoje, aqui em Flores da Cunha. Ele teve uma ligação muito forte com a Serra, pois foi onde ele viveu, construiu sua carreira e conquistou seu público. Por isso, fico muito honrado por essa homenagem e tenho certeza que a lembrança ficará para sempre na história da família Mendes. Agradeço pela oportunidade de estar aqui lembrando ele e divulgando a nossa cultura”, reconhece José Mendes Jr.

Concurso Artístico revela talentos mirins
Realizado durante as festividades da Semana Farroupilha com o objetivo de resgatar e incentivar as tradições gaúchas entre jovens e crianças, o Concurso Artístico Florense, encerrado no dia 14, premiou 28 estudantes. Este ano o evento registrou um aumento de participantes em relação a 2011, contando com a participação de 28 concorrentes na categoria Intérprete Vocal, 44 na Declamação e 29 na de Danças. A diretora do Departamento de Cultura, Ivana Lunardi, ressalta o crescimento contínuo do evento, tanto no número de participantes quanto na qualidade. “Os resultados do concurso refletem o trabalho que as escolas desenvolvem com os apoiadores, fortalecendo o tradicionalismo, aperfeiçoando cada vez mais as três categorias”, justifica.

O evento contou com oficinas ministradas pelos tradicionalistas Beto Sandi, Loreno Lorensato e Roberto dos Reis ao longo do mês de agosto, nas escolas municipais e estaduais.

Os vencedores

Declamação
Categoria 6º ano
1º Lugar – Leonardo de Ataíde Melo – Escola Tiradentes
2º Lugar – Morgana Novello – Escola Tiradentes
3º Lugar – Carolina Kramer Finger – Escola São José
Categoria 7º e 8º ano
1º Lugar – Caroline Dambrós – Escola São José
2º Lugar – Vitória Grison – Escola São José
3º Lugar – Amanda Sandi Fontana – Escola São José
Categoria Ensino Médio
1º Lugar – Glayber de Oliveira Souza – 2º ano Escola São Rafael
2º Lugar – Letícia Mascarello Forlin – 2º ano Escola São Rafael
3º Lugar – Lucas Sasset – 2º ano Escola São Rafael

Intérprete Vocal
Categoria Educação Infantil 1º e 2º ano
1º Lugar – Quézia Borba Lucas – Escola São José
Categoria 3º, 4º e 5º ano
1º Lugar – Jean Carlo Panosso – Escola Frei Caneca
2º Lugar – Diogo Forlin Menegon – Escola Tiradentes
3º Lugar – Maria Eduarda Ferro – Escola Frei Caneca
Categoria 6º ano e 6ª série
1º Lugar – Carolina Kramer Finger – Escola São José
2º Lugar – Amanda Ribeiro – Escola São José
3º Lugar – Fabrício Rancan – Escola São José
Categoria 7º ano, 7ª série e 8ª série
1º Lugar – Caroline Dambrós – Escola São José
2º Lugar – Emanuel Zamboni – Escola São José
3º Lugar – Thomas Albuquerque – Escola São José
Categoria Ensino Médio
1º Lugar – Tatiane Forlin Menegon – Escola São Rafael
2º Lugar – Noridyones Lidoni Bossadi – Escola São Rafael

Danças Tradicionalistas
Categoria Mirim
1º Lugar – Grupo de Danças Eu Sou do Sul – Maçanico – Escola São José / 5º ano
2º Lugar – Escola 1º de Maio / 3º ano – Cana Verde
3º Lugar – Escola Tancredo de Almeida Neves / 2º e 3º ano – Maçanico
Categoria Juvenil
1º Lugar – Grupo de Danças Eu Sou do Sul – Escola São José
2º Lugar – Grupo de Danças Rio Branco – Escola Rio Branco
3º Lugar – Invernada Artística Antonio Soldatelli – Escola Antonio Soldatelli
Categoria Ensino Médio
1º Lugar – Escola São Rafael – Chimarrita e Xote Carreirinho

Fonte: Prefeitura de Flores da Cunha.

Cavalgada diferenciada
Chamou a atenção dos pedestres e motoristas que circularam pela área central de Flores da Cunha, na tarde do dia 19, a cavalgada promovida pela Escola de Educação Infantil Estrelinha Mágica. Devidamente pilchados, os pequenos alunos do pré desfilaram seus cavalos de madeira entre as ruas Professora Maria Dal Conte, Garibaldi, Severo Ravizzoni e Frei Eugênio. Um belo exemplo para manter e disseminar a cultura tradicionalista.
José Mendes Jr participou do encerramento do evento florense na tarde de ontem. - Mirian Spuldaro
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário