Geral

Histórias de família

Bispo dom Ângelo Salvador lança dois livros, um sobre os Vasata e outro sobre os Salvador

Larissa Verdi

Uma pesquisa que durou 30 anos feita pelo bispo emérito capuchinho dom Ângelo Salvador chegou ao fim com a publicação de dois livros que contam a história das famílias Vasata e Salvador. Família Vasata – Imigrantes Italianos no Sul do Brasil: de Bisavós a Bisnetos e Família Salvador – De Bisavós a Bisnetos, são as mais recentes obras do religioso de 82 anos.
Nascido em 1932 na localidade de Vila Segredo, hoje pertencente ao município de Ipê, dom Ângelo saiu de casa aos 11 anos, e toda vez que voltava para encontrar os pais, Augusto Salvador e Virginia Vazatta, novos familiares lhe eram apresentados – e muitos ele nem chegara a conhecer. Desde aquela época o frei alimentou uma grande vontade em reunir a história das famílias de seus pais como registro histórico, apresentando a genealogia completa. “A intenção inicial era fazer um só livro das duas famílias sem muito envolvimento. Mas a cada novo encontro com parentes, a cada nova história a ser descoberta os escritos eram ampliados e logo um livro apenas tornou-se insuficiente”, conta o autor.
Então a pesquisa foi ampliada e dom Ângelo percorreu cidades e Estados por onde existiam registros das famílias Vasata (e suas variações de escrita, como Vazata, Vazzata e Vazatta) e Salvador, vasculhando os arquivos municipais e das paróquias. “A família Vasata é muito grande, são 23 troncos, e a família Salvador tem apenas três. Os parentes encontrados foram sendo catalogados, assim como a pesquisa feita na Itália”, descreve.
Tendo ido à Roma como portador dos Autos do Inquérito Diocesano sobre o frei Salvador Pinzetta, o escritor dedicou um tempo para buscar as raízes dos Salvador, já que, segundo o pesquisador, os Vasata não existem mais na Itália. “A pesquisa foi fluindo, e o trabalho foi todo feito durante períodos de férias, folgas de trabalho e durante as noites”, enfatiza. O religioso detalha também as famílias dos cônjuges relacionados ao levantamento, algo que nem sempre os livros de pesquisa abordam. “As mulheres são importantíssimas para qualquer história, assim como as famílias que se ligaram aos Salvador e aos Vasata”, destaca.
Ao longo do trabalho muitas novas amizades, muitas histórias e diversas curiosidades das famílias surgiram e estão registradas nos livros, ambos com mais de 350 páginas. Um trabalho minucioso que deixou dom Ângelo com a sensação do dever cumprido. “Este trabalho está finalizado. Mas como é uma pesquisa sempre há o que acrescentar. O que está nos livros está garantido, já não se perde mais. Sinto-me orgulhoso em poder fazer este resgate histórico”, destaca.
Em breve os livros estarão disponíveis para pesquisa em Flores da Cunha na Biblioteca Municipal Érico Veríssimo, junto ao Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi. As obras não estão à venda, porém, dom Ângelo ressalta que familiares e interessados podem procurá-lo no Convento dos Freis Capuchinhos (atrás da Igreja Matriz). O livro da Família Vasata foi publicado pela Editora Novo Ciclo no final de 2012, e o da Família Salvador pela Editora Letra e Vida em 2014.






















Sobre o autor

Ângelo Domingos Salvador, hoje bispo emérito, fez o noviciado em 1950 em Flores da Cunha, recebendo o nome de frei Romano de Segredo. Sua primeira missa solene foi celebrada em abril de 1958 na Capela São José, em Segredo (Ipê). Não frequentou a escola primária e recebeu as instruções básicas da mãe, em casa. Completou os estudos na Escola Seráfica, em Veranópolis. Teve formação em seminários, onde cursou Filosofia em Marau; e Teologia em Garibaldi e em Porto Alegre. Formou-se em Pedagogia (bacharel e licenciatura) em Ijuí, onde também cursou Orientação Educacional; é pós-graduado em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e tem especialização em Cultura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Grande parte da atuação profissional foi como professor nas cidades que passou, além de conferencista e palestrante. Dom Ângelo já publicou 21 livros – além das recentes genealogias das famílias Vasata e Salvador, Iniciação de Ensino (1971), Métodos e Técnicas de Pesquisa Bibliográfica, Educação e Cultura Brasileiras (1976), O Amor na Educação (1975) e Pedagogia Franciscana (1981).

Pesquisas de dom Ângelo foram feitas em períodos de férias, folgas e durante as noites, durante 30 anos. - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

2 Comentários

  1. Image

    oii, eu sou salvador tambem e adoraria comprar o livro, queria saber se a familia salvador originou dos salvatore!

  2. Image
    Raimundo N C Salvador01 de Abril de 2017 às 21:50

    Olá eu sou Raimundo salvador como eu gostaria conhecer as raízes da família salvador

Deixe o Seu Comentário