Geral

Guerras mundiais no Ciclo de Palestras

O segundo encontro do 9º Ciclo de Palestras de Flores da Cunha será realizado na próxima segunda-feira, dia 6 de maio,

O segundo encontro do 9º Ciclo de Palestras de Flores da Cunha será realizado na próxima segunda-feira, dia 6 de maio, com o professor Roberto Radünz, que falará sobre As guerras mundiais e suas implicações no Brasil. Radünz é graduado em História e Teologia, doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), professor e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade de Santa Cruz do Sul e também coordenador da comissão de implementação do mestrado em História da UCS. A palestra ocorrerá a partir das 19h no Espaço Cultural São José.

Conforme o professor, o encontro abordará diretamente o reflexo das guerras mundiais sobre o país. “Pretendo tratar os horrores humanos praticados nas guerras e lembrar as páginas mais horríveis como os campos de concentração e a utilização de bombas atômicas sobre populações civis sem nenhuma importância estratégica para o curso do conflito”, adianta o palestrante. Outro ponto que será destacado é a relação entre as guerras e a crise econômica. “No caso do sistema capitalista, estrangulado no início do século pela política imperialista e, um pouco mais tarde, mergulhado na grande crise de 1929”, pontua.

Interessados em participar do Ciclo de palestras devem se inscrever no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi (Avenida 25 de Julho, 1.608) das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min, pelo email taisa.museu@floresdacunha.rs.gov.br, ou pelo telefone 3292.2777. A entrada é gratuita para pessoas que não desejam obter o certificado ou fazer o circuito completo; para os que optarem pelo documento, o valor da inscrição é R$ 10 (público em geral) e R$ 8 (membros da Associação de Amigos do Museu). O Ciclo de Palestras é realizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, pelo Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi e pela Associação dos Amigos do Museu.

Programação
Dia 6 de maio
Tema: As guerras mundiais e suas implicações no Brasil, com o doutor, professor e pesquisador Roberto Radünz.

Dia 20 de maio
Tema: A ditadura militar no Brasil e os efeitos na sociedade brasileira, com a doutora, coordenadora e professora do curso de Sociologia da UCS Vânia Herédia.

Dia 27 de maio
Tema: O Cenário do município de Flores da Cunha perante revoluções, guerras e golpes militares ocorridos entre 1893 e 1985, com a professora de História e escritora Gissely Lovatto Vailatti.

Fonte: Prefeitura de Flores da Cunha.
Roberto Radünz é doutor em História. -
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário