Geral

Grupo UEBA comemora 17 anos com espetáculos abertos ao público

Programação acontece de 24 a 26 de setembro, com apresentações gratuitas no Moinho da Cascata

Nada melhor para comemorar a trajetória de 17 anos levando arte, cultura e entretenimento para as pessoas do que dividir essa alegria com o público. É assim que o Grupo UEBA Produtos Notáveis, um dos mais atuantes grupos teatrais do Sul do país, irá celebrar o aniversário: com espetáculos gratuitos abertos ao público. A programação acontece nos dias 24, 25 e 26 de setembro, quando o grupo abre as portas do Centro Cultural Moinho da Cascata, em Caxias do Sul, para receber crianças e adultos para apresentações de três peças de seu repertório cênico.

As encenações marcam a retomada da abertura do Moinho da Cascata pós-pandemia. O local ficou fechado desde março de 2020 e agora retoma as atividades presenciais. Serão três espetáculos gratuitos. Na sexta-feira, dia 24, às 20h, será a vez de O Templário, com reserva de ingressos pelo WhatsApp 54 9.9698.4877 ou pelo e-mail produtora@grupoueba.com.br, e público limitado a 50 pessoas. No sábado, dia 25, às 16h, acontece o espetáculo Fábulas do Sul, na área externa do Moinho, com limitação de distanciamento. E no domingo, dia 26, também às 16h, será a vez de As Aventuras do Fusca a Vela. No final de semana, o Moinho estará aberto ao público a partir das 14h. Em caso de chuva, as apresentações acontecerão na parte interna do prédio, com distanciamento e limitação de 100 pessoas conforme determina o PPCI do local. Nesses dias também terá exibição de filmes do grupo e exposição de fotos no Moinho da Cascata.

Sinopse das peças da programação dos 17 anos do grupo UEBA

O Templário

O Templário é um solo escrito e atuado por Jonas Piccoli, com direção de Aline Zilli. Surgiu a partir de pesquisas sobre a Ordem dos Cavaleiros Templários, organização que atuou por cerca de dois séculos na Idade Média e tinha como objetivo proteger cristãos que peregrinavam a Jerusalém. No entanto, os templários sofrem um golpe do rei que, por ganância e poder, prende seus integrantes para não lhes pagar dívidas e empréstimos.

Fábulas do Sul

O espetáculo traz para cena algumas das principais lendas do folclore gaúcho, como Negrinho do Pastoreio, Cobra Boitatá, Surgimento da Erva-Mate, Salamanca do Jarau e Casa do Índio Guarani Mbororé. As lendas são apresentadas através da ótica de três mascates, com abordagem cênica inspirada na tradição da oralidade gaúcha em suas rodas de chimarrão. Os comerciantes estão buscando a casa do MBororé, onde achariam muito ouro e prata. Nessa jornada, se deparam com as histórias da Cobra Boitatá, do Negrinho do Pastoreio e do surgimento do chimarrão. Eles descobrem a importância das lendas na formação do Rio Grande do Sul e as contam ao público, divertindo a plateia com suas trapalhadas.

As Aventuras do Fusca a Vela

Um jovem encontra em um ferro velho uma figura muito interessante, um senhor que diz ser o sobrevivente do Pequod, o legendário baleeiro que tentou caçar Moby Dick. Acaba embarcando na imaginação do capitão e parte, junto com o público, a navegar em águas tempestuosas atrás da baleia. Tudo acontece em torno do também icônico e legendário Fusca.

 - Fabiano Knopp/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário