Geral

Grande Prova Vinhos do Brasil entrega certificados e apresenta o Anuário Vinhos do Brasil 2019/2020 na Wine South America

Grupo BACO apresentou o resultado completo dos melhores vinhos brasileiros disponíveis no mercado em 2019


O aguardado momento da entrega de certificados aos melhores vinhos brasileiros disponíveis no mercado em 2019, resultado da avaliação às cegas da 8ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB), aconteceu na última quarta-feira, dia 25, na Wine South America – Feira Internacional de Vinhos, Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Idealizada e organizada pelo Grupo Baco, a 8ª GPVB totalizou 313 amostras douradas, sendo 37 medalhas duplo-ouro (nota mínima 92) e 276 ouros (nota mínima 90) em um universo de 1071 amostras e a participação de 122 vinícolas, de oito estados (RS, SC, PR, SP, MG, BA, PE e GO).

Por mais um ano, os tintos roubaram a cena na 8ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB) com a melhor performance, sendo premiadas 100% da variedade Touriga Nacional, 88% Super Premium, 85% tintos de outras castas e 74% Cabernet Franc, totalizando 177 medalhas. Os espumantes vieram na sequência com 99 medalhas. “Essa edição foi surpreendente, entre elas vinícolas que nunca haviam sido laureadas, demonstrando que a qualidade do vinho está se disseminando e mais vinícolas fazendo bons vinhos". A elevação da nota mínima dos tintos para 90, além de apenas 3 vinhos com nota 93, comprova o rigor do concurso”, ressalta Marcelo Copello, jornalista, diretor do Grupo BACO Multimídia e presidente do júri da GPVB.

Vinícolas com 5 ou mais premiações

Casa Valduga    15
Vinícola Perini 13
Vinícola Aurora 12
Basso Vinhos e Espumantes 12
Vinícola Kranz 10
Pizzato Vinhas e Vinhos 09
Família Geisse 09
Vinícola Valmarino 09
Guatambu Estâncio do Vinho 09
Viapiana Vinhos 08
Don Giovanni    08
Lidio Carraro Vinícola Boutique 07
Luiz Porto Vinhos Finos 07
Vaccaro Vinhos e Espumantes 07
D´alture Vinícola 06
Miolo Wine Group 06
Estrelas do Brasil 06
Vinícola Franco Italiano 06
Vinícola Garibaldi 05
Leone di Venezia 05

Anuário 2019/2020

Além disso, o Grupo Baco apresentou com exclusividade o Anuário Vinhos do Brasil 2019/2020 com o inédito resultado da 8ª GPVB. A publicação, com 200 páginas, traça um panorama completo da safra, assim como números da produção nacional, importação e exportação de vinhos e as regiões enoturísticas no Brasil. Além disso, o documento apresenta entrevistas com profissionais do mundo do vinho e reportagens sobre enoturismo. “O Anuário é muito aguardado por profissionais do setor, entre eles sommeliers, gerentes de hotéis e proprietários de restaurantes, que o utilizam para preparar suas cartas de vinhos”, explica Sérgio Queiroz, jurado da 8ª GPVB e diretor do Grupo BACO.
Os interessados em adquirir o Anuário Vinhos do Brasil 2019/2020 poderão acessar o site da Grupo Baco pelo link http://www.bacomultimidia.com.br/

Vinícola revelação

Do surpreendente desempenho dos vinhos degustados, de 03 a 06 de junho, no Hotel Vila Galé, na Lapa, no Rio de Janeiro, uma vinícola em especial chamou a atenção de todo o conselho curador da 8ª GPVB, formado por 27 jurados. Dessa forma, a Vinícola Kranz, com sede em Treze Tílias (SC), levou o prêmio ‘Revelação do Ano’. Pertencente ao Grupo Kranz, liderado por Walter Kranz, a vinícola iniciou a produção de vinhos em 2007.
Concedido apenas em edições especiais, a distinção ‘Revelação do Ano’ não era entregue desde 2016, o que demonstra a excelência das amostras apresentadas pela produtora catarinense de vinhos.

A GPVB 2019 conta com o apoio institucional das seguintes entidades: Ibravin, SindiVinho, Aprovale, Wine South America (WSA), Vinhos de Altatitude (SC), Vinhovasf, Agavi, Apromontes, Vinhos da Campanha, ABS-RJ e Hotel Vila Galé.


 

Casa Valduga foi a mais premiada. - Gilmar Gomes/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário