Governo flexibiliza decreto para Serra Gaúcha
Prefeitos das 14 cidades manifestaram a dispensa do tratamento igualitário para possibilitar abertura do comércio
Em live na Página do Governo do Rio Grande do Sul no Facebook na tarde desta quinta-feira, dia 16, o governador Eduardo Leite informou a flexibilização do decreto e a possibilidade da reabertura do comércio na Região Metropolitana da Serra.
O fato ocorreu após uma reunião na manhã desta quinta-feira, dia 16, com o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, e o prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina, os quais passaram informações sobre a situação positiva dos municípios. Todos os municípios, incluindo Flores da Cunha e Nova Pádua, encaminharam um ofício ao Estado mostrando as condições de cada cidade.
Leite enfatizou que nas regiões metropolitanas há um nível de interação entre as pessoas mais forte e, por isso, no decreto de quarta-feira, dia 15, demostrou que a Serra deveria continuar com as regras anteriores até o dia 30 de abril, sem a possibilidade de abrir o comércio até o final do mês. “Nas regiões metropolitanas as pessoas circulam mais, vivem em uma cidade e trabalham em outra”, afirma Leite. Contudo, o governador enfatizou que os prefeitos manifestaram a dispensa do tratamento igualitário para todas as cidades da Região Metropolitana da Serra. Assim, após homologação do novo decreto – previsto para o final da tarde data quinta-feira – cada prefeito deverá manifestar em decreto municipal as novas normas, que deve seguir critérios rígidos na higienização dos locais e evitar aglomerações.
De acordo com o governador, 60% dos leitos de UTI estão ocupados na região.
Fazem parte da Região Metropolitana da Serra Gaúcha os seguintes municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Marcos, Santa Teresa e Nova Roma do Sul.
0 Comentários