Geral

Governo do Estado cancela o repasse de vacinas contra a febre aftosa

Doses terão de ser adquiridas pelos produtores

A Inspetoria de Defesa Agropecuária de Flores da Cunha informa aos produtores inscritos no Programa Nacional de apoio à Agricultura Familiar (Pronaf) e no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar (Pecfam) que anualmente recebem as doses para erradicação da febre aftosa bovina e bubalina, que a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi-RS) não fará mais a distribuição gratuita das doses a partir desta etapa. O Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa segue, sendo que os produtores devem comprovar a realização das vacinas, que precisam ser adquiridas em casas agrícolas credenciadas (leia mais abaixo). O prazo da campanha de vacinação segue até 30 de novembro, em todos os bovinos de até dois anos de idade.

Sendo o único Estado brasileiro que ainda mantinha a distribuição da vacina contra a febre aftosa, pela primeira vez a Seapi-RS não disponibilizará mais as doses de forma gratuita. Com isso, todos deverão comprar o remédio, vacinar os animais e comprovar na Inspetoria com uma nota fiscal constando o número de doses adquiridas, seu nome e CPF. “Anteriormente o produtor que ganhava a vacina assinava uma documentação. Agora, todos, independentemente do número de animais, terão de comprar as doses e posteriormente comprovar a vacinação. A secretaria estadual conta com a colaboração dos produtores, para que, independentemente do enquadramento no Pronaf e da quantidade de bovinos, dirijam-se à Inspetoria Veterinária até o dia 30 de novembro para comprovar a vacinação de seus animais contra a aftosa”, explica o fiscal agropecuário Vinícius da Rosa Fanfa, responsável pelas atividades da Inspetoria de Flores e Nova Pádua.

Os produtores rurais que não comprovarem a imunização do seu rebanho no período estabelecido pela Secretaria ficam impedidos de transitar com os animais até que regularizem a vacinação, além de serem penalizados com multa.

Em Flores da Cunha não existem casas agrícolas credenciadas para a venda das vacinas contra a febra aftosa. Em Caxias do Sul são dois os empreendimentos:

 – Agropecuária Dalfovo: Rua Sinimbu, 116, no bairro Lourdes (a uma quadra da BR-116). Telefone 3228.2011.

 – Agropecuária Magnabosco: Rua Ângelo Muratore, 85, no bairro De Lazzer (próximo da Polícia Rodoviária Federal). Telefone 3229.1424.

A Cooperativa Agroindustrial Pradense, de Antônio Prado (3730.1060); e a Agropecuária 3 Parceiros (3233.1248) e Rações Campeiras (3233.1040), em Ipê, também têm credenciamento. A lista completa de estabelecimentos no Estado pode ser conferida no site www.dda.agricultura.rs.gov.br. Mais informações pelo telefone 3292.1472.

Novo fiscal

O médico veterinário Vinícius da Rosa Fanfa, 28 anos, assumiu em outubro o cargo de fiscal estadual agropecuário, tornando-se o responsável pelas atividades da Inspetoria de Flores da Cunha e Nova Pádua. Fanfa é natural de Santa Rosa e há dois anos atua em Flores na coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa), realizando inspeções industriais sanitárias em frigoríficos, empresas de embutidos e laticínios, entre outras. Ele tem especialização em Qualidade de Alimentos. A fiscal Daniele Regina Todeschini foi transferida para a unidade de Terra de Areia, no Litoral Norte.

 

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário