Geral

Fundadora do Mosteiro das Irmãs Clarissas de Flores da Cunha, Irmã Maria Bernarda, morreu nesta segunda-feira, dia 24

A missa de corpo presente ocorre às 17h, na Capela do Mosteiro, seguida de sepultamento no cemitério das Irmãs Clarissas

Irmã Maria Bernarda, uma das primeiras fundadoras do Mosteiro das Irmãs Clarissas de Flores da Cunha, faleceu na manhã desta segunda-feira, dia 24, aos 92 anos, vítima de causas naturais. A religiosa estava internada há vários dias no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul. Seu corpo será velado na capela do Mosteiro Nossa Senhora do Brasil, em Flores da Cunha, a partir do meio dia. A missa de corpo presente ocorre às 17h, também na Capela do Mosteiro, seguida de sepultamento no cemitério das Irmãs Clarissas.

Quem foi Irmã Maria Bernarda

Nascida como Giuditta Maria Franca Cursano, no dia 11 de setembro de 1930, na cidade de Prátola Pelinha, região de Abruzzo, na Itália. Filha de Angelo e Ana Di Loreto Cursano, irmã de Maria Cristina e Savério Cursano.

Em 1949 a família foi morar em Bari e, na paróquia administrada por Salesianos, começou a participar da Juventude Feminina de Ação Católica. Nesta época, a presidente da diocese a convidou para ser sua secretária, sendo que o trabalho compreendia em visitar as várias seções paroquiais de toda a diocese. Para Giuditta este era um trabalho desafiador, pois para pregar e ensinar os outros com eficácia era preciso agir de modo coerente. Na universidade cursou Direito, conseguiu a láurea em matérias jurídicas e tornou-se assistente universitária, superando também o exame de habilitação para defender causas no tribunal. Paralelo a isso, começou a participar com frequência da santa Missa. A Igreja que mais frequentava era a de Santa Escolástica e já havia recebido o convite para ser Monja, por mais que estivesse maravilhada com a ideia, acabou recusando.

No dia 17 de setembro de 1962, aos 32 anos, entrou no Mosteiro e passou a chamar-se Irmã Maria Bernarda de Cristo Rei. Após 17 anos, o Ministro Geral da Ordem dos Capuchinhos, Frei Pascoal Rywalski visitou o Capítulo das Esteiras no Rio Grande do Sul, e ao constatar que a Província Capuchinha era florescente e rica em atividades, sugeriu a presença de irmãs contemplativas, orantes por vocação. Diante da ideia, o Ministro Provincial, Don Ângelo Salvador, logo pediu à Federação Italiana auxílio, que na época enviou cinco irmãs, dentre elas a Irmã Bernarda. As 5 irmãs chegaram ao Brasil em 21 de janeiro de 1979. No início precisaram morar em uma pequena, mas acolhedora casa de uma chácara, oferecida pelas Irmãs de São José, em Caxias do Sul. Neste período também acompanhava a construção do Mosteiro em Flores da Cunha, que foi inaugurado em 8 de dezembro de 1981. No ano de 2000 recebeu o convite do Bispo de Macapá, no Amapá, para acompanhar a fundação de um Mosteiro na cidade. Em 5 de agosto de 2003, irmã Bernarda acompanhada de mais cinco irmãs iniciaram a construção do Mosteiro dedicado a Santa Verônica Giuliani, que foi inaugurado em 30 de março de 2008. Em 16 de novembro de 2014 ela retornou para Flores da Cunha.

No ano de 2019 a Câmara de Vereadores de Flores da Cunha concedeu à religiosa o título de Cidadã Florense. Por anos Irmã Bernarda colaborou com artigos para o Jornal O Florense.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário