Geral

FSG oferece Especialização em Viticultura e Enologia

Novo curso, disponível nos campi de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, está com inscrições abertas

O Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), instituição do Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, disponibiliza como nova especialização a pós-graduação em Viticultura e Enologia. Com inscrições abertas, o curso possui 18 meses de duração e é disponibilizado nos campi de Caxias do Sul (RS) e Bento Gonçalves (RS).

O especialista em Viticultura e Enologia é um profissional que estuda todas as etapas do cultivo da uva, elaboração do vinho, comercialização e enoturismo. Os formandos podem exercer funções na utilização e comercialização de produtos e equipamentos, ao avaliar as características da produção, planejar e executar projetos, atuar em pesquisas e indústrias de bebidas, organizar estabelecimentos vitivinícolas, promover atividades de extensão, administrar projetos de enoturismo e atuar na área de marketing no âmbito da Viticultura. O público-alvo são enólogos, agrônomos, químicos, biomédicos, farmacêuticos, engenheiros químicos, cientistas de alimentos, engenheiros de alimentos e demais profissionais atuantes ou interessados no setor vitivinícola.

De acordo com a professora Natália Cavagnolli, coordenadora do curso de especialização em Viticultura e Enologia, o objetivo dessa pós-graduação é proporcionar a formação continuada do profissional no setor, abordando temas clássicos e avançados e qualificando a formação teórico-prática dos profissionais que atuam, ou pretendem atuar na área. “A ideia é contribuir para o desenvolvimento de estudos acerca de avanços de manejo e tecnologia, como também fomentar e estimular a utilização de novas técnicas, permitindo a otimização dos métodos diagnósticos variados durante todo o processo de elaboração vitivinícola”, explica.

A coordenadora ainda afirma que a grade curricular foi elaborada por profissionais atuantes do setor, com base nas demandas do mercado de trabalho e do setor vitivinícola. “Abordaremos desde o preparo do solo e condução do cultivo da videira até questões relacionadas à gestão e logística dos produtos, marketing e experiências enoturísticas, além de todas as etapas dos processos de elaboração de vinhos, espumantes, sucos e demais derivados da uva e do vinho, com base na legislação vigente”.

O corpo docente é formado por profissionais experientes e com atuação nacional e internacional, como Dr. Giuliano Pereira, doutor pela Universidade de Bordeaux (França), com pós-doutorado na Universidade da Califórnia (EUA) e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) há mais de 10 anos; André Gasperin, mestre em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola, enólogo-chefe e diretor da Vinícola Don Affonso há 15 anos e ex-presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE); e Dr. Vitor Manfroi, professor titular há mais de 20 anos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), referência acadêmica no setor, com centenas de projetos, artigos científicos, livros e produções técnicas, entre outros.

Interessados podem fazer a matrícula por meio do site da FSG. Alunos que concluíram um curso de graduação na FSG ou em uma das instituições do grupo Cruzeiro do Sul Educacional possuem 20% de desconto nas mensalidades. Esse desconto também é válido caso o aluno tenha feito uma pós-graduação na modalidade EAD 100% online e EAD com aulas ao vivo pela Cruzeiro do Sul Virtual.

 - Wolf Blur, Pixabay/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário