Geral

Frio intenso aumenta o alerta sobre as doenças respiratórias

Confira as recomendações de especialistas para evitar gripes e resfriados e manter o organismo saudável. Inverno começará no dia 20 de junho

Embora o inverno ainda não tenha iniciado oficialmente (começa em 20 de junho), os gaúchos já têm uma amostra de como será a estação mais fria do ano. Nesta semana as temperaturas despencaram. Na madrugada de ontem, dia 7, os termômetros registraram -3ºC em Flores da Cunha, além de forte geada ao amanhecer. A consequência da queda de temperatura é vista nos consultórios médicos e postos de saúde, que registram um aumento no número de casos de doenças respiratórias. De acordo com especialistas da área da saúde, as condições climáticas características do outono e inverno elevam em cerca de 60% os casos de complicações respiratórias causadas por vírus, bactérias ou fungos pois, para se proteger do frio, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados, o que facilita a transmissão de doenças pelo ar.

Na quarta-feira, dia 6, a agricultora Meridiane do Amaral, 29 anos, levou a filha, Manoella Lonkziski, de apenas 10 meses, até o Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi. Segundo ela, há dois dias a criança vomitava, tossia e tinha chiado no peito. O diagnóstico médico comprovou a suspeita da mãe: virose respiratória. O caso de Manoella não é o único. Conforme a coordenadora de enfermagem do posto central, Melissa Giaquelin, por enquanto a procura por atendimento médico em decorrência de doenças respiratórias ainda é considerado normal. Porém, a exemplo de anos anteriores, à medida que o frio se intensifica o posto fica repleto de crianças, idosos e gestantes, que são os mais propensos a contrair doenças do gênero em decorrência da baixa imunidade.

O Hospital Nossa Senhora de Fátima contabilizava nesta semana seis crianças internadas, sendo que cinco delas apresentavam infecção respiratória. De acordo com a enfermeira responsável técnica da instituição, Elisiane Fontana, a procura de atendimento na instituição aumentou com a chegada dos primeiros dias de frio. “Pela experiência que temos, a tendência é que esse número aumente consideravelmente”, afirma a profissional.

Prevenção
O pediatra Alfredo Mazzocchi Koppe orienta para as pessoas evitarem aglomerações e lugares pouco arejados. Segundo ele, também é importante deixar as janelas abertas para que o ambiente seja ventilado. Para auxiliar no tratamento médico das doenças respiratórias, o médico recomenda a ingestão de sucos de frutas, chás, verduras e muita água, além de repouso, quando recomendado. Outra dica é procurar estar sempre bem agasalhado e evitar tirar crianças e idosos de casa em dias muito frios.

A coordenadora de enfermagem do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, Melissa Giaquelin, ressalta que é importante lavar as mãos com frequência, utilizar somente lenços descartáveis e evitar a troca brusca de temperatura. Já a enfermeira do Hospital alerta para o perigo da automedicação. Ela orienta para que as pessoas não esperem que os sintomas se compliquem e procurem um médico para ter um diagnóstico preciso. “Febre, tosse persistente e a presença de catarro amarelado por um período superior a três dias são sinais de que a pessoa deve procurar atendimento médico. O uso de descongestionantes nasais e demais medicamentos devem ser feitos com orientação médica. Os pais jamais devem medicar os filhos e se medicarem por conta própria, o que pode causar intoxicação grave. Somente o médico pode receitar o remédio específico para cada caso. Ficar em casa tomando chá não é a melhor solução”, alerta Elisiane.

Os especialistas recomendam ainda o consumo de alimentos ricos em vitaminas A e C, presentes em produtos lácteos como queijo, manteiga e margarina, gema de ovo, frutas e vegetais amarelos e alaranjados, como cenoura, manga, damasco, batata, pimentão e folhas de vegetais. A vacina contra a gripe é outra importante ferramenta no combate não só da própria gripe, mas na prevenção de entrada de outras doenças no organismo, já que a vacina estimula o aumento de anticorpos.

 - Nahora/Antonio Coloda
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário