Geral

Frente de apoio à vitivinicultura é criada na Câmara Federal

Grupo de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados foi lançado nesta quinta-feira em Brasília

O deputado federal Mauro Pereira (PMDB-RS), de Caxias do Sul, que debateu amplamente o assunto com lideranças do setor vitivinícola, é o presidente da Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados. O grupo foi criado oficialmente na tarde de hoje, dia 12 de novembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O objetivo da Frente é debater a tributação dos produtos, questões sanitárias, legislação e normatizações com a participação de diversas entidades do setor, de todas as regiões produtoras, defende Pereira.

A solenidade ocorreu no Salão Verde com a presença de dirigentes do setor vitivinícola, deputados e integrantes do governo federal. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), esteve no lançamento e destacou a qualidade e necessidade de condições para melhorar a competitividade dos produtos vinícolas brasileiros nos mercados interno e externo.

O presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Moacir Mazzarollo, falou em nome do setor e enalteceu a criação da Frente por ser mais um instrumento para consolidar o Brasil como um importante país produtor. Para o diretor executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, a Frente contribuirá para discussões e avanços de temas como a busca pela redução de tributos e para a implantação do Simples Nacional para as vinícolas.

Paviani citou, ainda, a importância da frente para temas como a necessidade de maior alocação de recursos para o seguro rural, lembrando das perdas na próxima safra em função do excesso de chuvas e granizo, especialmente no Rio Grande do Sul. A coordenação institucional da Frente Parlamentar será do Ibravin.

Os presidentes da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi), Evandro Lovatel; da Federação das Cooperativas Vinícolas do RS (Fecovinho), Oscar Ló; da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Dirceu Scottá; da Associação Brasileira das Indústrias de Suco de Uva (Asbrasuco), José Carlos Stefenon; além do pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas; e o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Viticultura, Vinhos e Derivados e do Sindicato da Indústria do Vinho de Jundiaí, Humberto Cereser; participaram do evento.

Confira a composição da Frente Parlamentar de Defesa e Valorização
da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados


Presidente: deputado Mauro Pereira (PMDB-RS) 
1º Vice-presidente: deputado Afonso Hamm (PP-RS)
2º Vice-presidente: deputado Henrique Fontana (PT-RS) 
3ºVice-presidente: senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) 
4ºVice-Ppesidente: deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC)

1º Secretário: deputado Covatti Filho (PP-RS) 
2º Secretário: deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) 
3º Secretário: deputado Betinho Gomes (PSDB-PE) 
4º Secretário: deputado Baleia Rossi (PMDB-SP) 
Secretário de Relações Institucionais: deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB-TO) 
Secretário Jurídico: deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) 
Secretário Institucional: Carlos Raimundo Paviani (Ibravin)
Secretário Executivo: Rosano Camargo Garbin

Deputados membros da Frente: Pepe Vargas (PT-RS), José Stédile (PSB-RS), Evandro Roman (PSD-PR), Toninho Wandscheer (PT-PR), Leônidas Cristino (PROS-CE), Marinha Raupp (PMDB-RO), Heitor Schuch (PSB-RS), Renato Molling (PP-RS), Hildo Rocha (PMDB-MA), Wadson Ribeiro (PCdoB-MG), Evandro Roman (PSD-PR) e João Daniel (PT-SE).

Com informações da assessoria de imprensa do Ibravin.


 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário