Geral

Fotografias e pinturas à mostra no Museu

Exposição ‘All‘Interno‘ é composta por 19 imagens que, em sua maioria, são retratos do Filó em Vila Flores, município da Serra Gaúcha

O mês de agosto inicia com duas belas exposições de arte no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi. Fotografias e telas que retratam, cada qual de sua forma, o cotidiano da nossa região, as paisagens e as pessoas. A exposição All‘Interno é de autoria da fotógrafa Ana Cristina Paulus, 22 anos. A mostra vem a Flores da Cunha para retratar costumes próximos aos nossos. É a história de Vila Flores reconstruída hoje por um povo que vê nos seus antepassados os ensinamentos para a vida e mostra a alegria da cultura italiana e a persistência daqueles que vieram formar nossas comunidades e cidades.

A mostra é composta por 19 imagens que, em sua maioria, são retratos do Filó em Vila Flores. "É um resgate do passado, um momento de cultura, oração e diversão, onde se relatam e encenam a vinda dos antepassados e seus costumes. A gastronomia e a musicalidade também compõem as imagens", conta a fotógrafa. Conforme Ana Cristina, as fotografias foram produzidas durante um tradicional ‘Filó‘ - encontro típico entre os imigrantes nas noites, para conversar e trocar experiências, na cidade de Vila Flores, na Casa do Artesão. O evento acontece até hoje, e as famílias se encontram mantendo vivos alguns costumes. "O objetivo da exposição é demonstrar a transformação das famílias após a ascensão do turismo na Serra. All‘Interno tem significado em italiano no sentido interior. É esse conceito que se vê na exposição: o interior daquelas pessoas simples da comunidade, os olhares e as feições que nos contam histórias", define a fotógrafa.

A exposição é inédita e conforme Ana Cristina pode virar projeto a ser desenvolvido em outras cidades da região. O trabalho da fotógrafa pode ser conferido através do site anacrisphoto.com.br e da fan page no facebook.com/anacrisphoto.

Acompanhando a exposição de fotos, sete obras do artista florense Valdeci Meneguzzo, 49 anos, também compõem a mostra. São belas paisagens e detalhes na técnica de óleo sobre tela. Valdeci é empresário na área da construção civil, e tem a pintura como uma forma de relaxamento, deixando nas tintas sentimentos e emoções. São mais de dez anos que Valdeci dedica o tempo livre à pintura. "Comecei como autodidata, e aos poucos fui buscando cursos e me aperfeiçoando em técnicas. É um conhecimento que nunca é demais", destaca. No trabalho de Valdeci, aparecem paisagens, casarios e com menor incidência a figura humana. "É preciso estar em um bom estado de espírito para pintar. Durante a noite, é geralmente meu horário preferido, pois não tenho hora para parar"conta. Valdeci trabalha para ter acervos para exposições e vende somente por encomenda. Durante a carreira, cerca de 160 telas já foram produzidas pelo artista, e nestes anos foram realizada mais de vinte exposições entre Flores e região.

Ambas exposições ficam à mostra até o dia 20 de agosto. A visitação pode ser feita durante o expediente do Museu, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min, a entrada é gratuita. Neste sábado e domingo, dias 02 e 03, o museu estará aberto das 10h às 17h.
 - Fotos/Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário