Geral

Focos da dengue são encontrados em Flores da Cunha

Vistoria de rotina da prefeitura detectou larvas do mosquito na ERS-122, em uma armadilha próxima ao pedágio

A Secretaria da Saúde de Flores da Cunha, por meio da Vigilância Epidemiológica, encontrou focos do mosquito Aedes aegypti, o mosquito da dengue, em armadilha feita para monitorar o inseto. Em uma vistoria de rotina ocorrida na semana passada, feita pela responsável pelo controle da dengue, Vivyane Dal Molin, foram encontradas larvas suspeitas. A armadilha fica junto ao pedágio, na ERS-122, em São Roque. "Como procedimento mandamos o material para análise, e o resultado ficou pronto esta semana, confirmando nossa suspeita de foco de dengue", conta Vivyanne. Após a confirmação, a equipe percorreu a localidade, em casas e empresas para recolhimento de material, vistoria e prestação de informações à população. "Agora o alerta foi dado, e o material das redondezas está sendo analisado também. Caso tenham mais focos, o município é considerado infectado", diz.

A responsável também alerta que nessa época de colheita de frutas é preciso tomar cuidado com o acúmulo de água nas caixas não utilizadas, pois elas podem conter focos do mosquito.

Através das armadilhas, a Secretaria da Saúde é capaz de monitorar a criação do mosquito determinando o tipo de vírus presente na região. O município controla 45 armadilhas e 23 pontos estratégicos semanalmente.

A doença
A pessoa infectada pela dengue pode apresentar diferentes sintomas, como febre alta durante uma semana com início abrupto, dores de cabeça na parte frontal, dores atrás dos olhos (retro-orbital), indisposição, perda de apetite, náuseas e vômitos, e em poucos casos também estão presentes manchas vermelhas pelo peito e braços. É importante destacar que a dengue se diferencia de resfriados e gripes por não apresentar sintomas respiratórios.

Não existe tratamento específico nem vacina preventiva. Diante de suspeita de dengue não se deve utilizar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico. É importante beber bastante água. Qualquer suspeita de sintomas deve ser procurado atendimento no Posto de Saúde.

Cuidados básico para evitar a proliferação do mosquito


- Verifique a casa e o jardim para que não apresentem facilitadores à proliferação do mosquito, como vasos com água, pneus, caixa da água não vedada;
- Não acumule materiais descartáveis; se forem destinados à reciclagem, guarde-os sempre em local coberto;
- Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a sem deixar poças d’água;
- Verifique os ralos da casa para que não fiquem entupidos;
- Guarde as garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo;
- Lave com escova e sabão as vasilhas de água e de comida de seus animais pelo menos uma vez por semana. 



Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário