Flores sedia assembleia do Núcleo Serra da Rede Ecovida
Cerca de 60 pessoas, representando 30 municípios que compõem os grupos de agricultores ecologistas, participaram do encontro
A Secretaria da Agricultura, a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais receberam na segunda-feira, dia 22, a assembleia do Núcleo Serra do Centro Ecovida, no auditório do STR. Cerca de 60 pessoas, representando 30 municípios que compõem os grupos de agricultores ecologistas da região da Serra, participaram de uma palestra com Fernando Guazzelli, sobre a função do solo para a agroecologia. Logo após, foram debatidos assuntos ligados a legislação federal e a escolha da nova coordenação.
O funcionamento da Rede Ecovida é horizontal e descentralizado e está baseado na organização das famílias produtoras em grupos informais, associações ou cooperativas. Estas organizações se articulam com associações ou cooperativas de consumidores, ONGs e outras instituições e formam um Núcleo Regional, circunscrito a determinada área geográfica. Cada Núcleo tem uma coordenação com uma tarefa de animação e gestão. A soma dos diferentes núcleos (nos estados do RS, SC e PR) formam a Rede Ecovida de Agroecologia. A Rede também possui uma coordenação composta por representantes dos estados que além da função animadora, também possui uma função deliberativa.
Atualmente conta com 27 núcleos regionais, abrangendo cerca de 352 municípios. Seu trabalho congrega, aproximadamente, 340 grupos de agricultores (abrangendo cerca de 4.500 famílias envolvidas) e 20 ONGs. Em toda a área de atuação da Ecovida acontecem mais de 120 feiras livres ecológicas e ainda outras formas de comercialização.
0 Comentários