Flores receberá Missões dos Capuchinhos em 2019
Encontros serão realizados de 26 de abril a 16 de junho
Após mais de 20 anos, o município de Flores da Cunha será sede novamente das Missões Populares dos Capuchinhos. O último encontro ocorreu em 1997 e deverá se repetir em 2019. As Missões Populares dos Capuchinhos estão marcadas para ocorrerem de 26 de abril a 16 de junho. O anúncio foi feito na semana passada durante encontro que reuniu agentes pastorais leigos das comunidades que compõem a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e os freis missionários capuchinhos. O evento serviu para preparar as missões populares, além de apresentar como será a organização e quais são os objetivos das missões.
De acordo com o pároco, frei Edson Gilberto Cecchin, as missões populares visam favorecer todas as pessoas das comunidades em um encontro forte de evangelização, de graça, de encontro consigo, com os outros e com Deus. “É uma experiência diferente para pensar, rezar, perdoar e renovar a vida. Um momento forte de animação de retomada da missão em comunidade, em família e em sociedade”, cita o pároco, que complementa que no durante o Concílio Ecumênico Vaticano II realizou-se um decreto sobre a atividade missionária cristã. “A igreja, por natureza, é missionária, pois ela se origina da missão de Jesus Cristo e da missão do Espírito Santo, segundo a vontade salvífica de Deus Pai. Isto significa que a Igreja nasceu da missão e para a missão. E na missão está a razão de ser da Igreja. São muitos os modos ser e viver a missão. Para nós convém esclarecer um pouco a proposta das missões Populares Capuchinhas para criar em nós condições favoráveis para fazer uma boa e feliz experiência”.
As Missões Populares Capuchinhas são destinadas a todas as comunidades da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e estão divididas em etapas. A primeira delas, que ocorreu na semana passada, destina-se a preparação das equipes de trabalho (liturgia, grupos de reflexão, organização). A pré-missão é o segundo passo e ocorre dois meses antes. Nessa etapa, os missionários visitam todas as comunidades e explicam como serão realizadas as missões. Durante o período das missões e com a chegada dos frades, são apresentados os elementos significativos e ocorrem celebrações, pregações com símbolos, palestras expositivas, encenações bíblicas, animação com cantos, atendimento de confissões, visita aos doentes, procissão luminosa e bênçãos diversas.
A terceira etapa das missões ocorre um mês após a realização e compreende em cursos de formação e treinamento de lideranças.
0 Comentários