Geral

Flores não tem vagas para o ensino médio

Escola Estadual São Rafael está com lista de espera de 20 alunos para o 1º ano do turno da noite

Conciliar trabalho e estudos não tem sido tarefa fácil, especialmente para alunos do primeiro ano de ensino médio que pretendem estudar no turno da noite em Flores da Cunha. O fechamento das aulas do Mutirão, no final do ano passado (há apenas uma turma de 10 alunos concluindo a última etapa), pode ter sido um dos fatores que resultaram no aumento pela procura por vagas no período noturno. As aulas aconteciam à noite junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental São José.

Conforme o diretor da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael, Vitório Francisco Dalcero, além da superlotação na maioria das salas de aula, há uma lista de espera de 20 estudantes do primeiro ano para o turno da noite. De acordo com ele, as três turmas da manhã e as três do noturno estão com mais de 40 alunos cada uma. No São Rafael há vagas somente nas cinco turmas da tarde.

Um dos problemas apontados é a escassez de vagas para quem precisa trabalhar durante o dia e tem apenas o período noturno para estudar. Esse é o caso da jovem Jéssica Beatriz da Silva, 18 anos. O sonho dela de tornar-se especialista em moda pode demorar bem mais do que o esperado. Depois de interromper os estudos na metade do ano passado, quando retornou ao Paraná para cuidar do pai que estava doente, há duas semanas a jovem tentou novamente matricular-se na Escola São Rafael para o turno da noite, mas não obteve vaga. Conforme a estudante, a direção do São Rafael alegou que as vagas disponíveis para o primeiro ano do ensino médio são apenas para o período da tarde. Como trabalha durante o dia, a jovem está com dificuldades em conciliar estudo e trabalho.

Expansão do ensino médio

De acordo com o diretor do São Rafael, Vitório Francisco Dalcero, para suprir a demanda de novas vagas que cresce a cada ano, é preciso abrir mais uma escola de ensino médio em Flores da Cunha. Atualmente, cerca de 440 alunos de primeiro ano, divididos em 11 turmas, estão matriculados no São Rafael, e outros 700 frequentam as salas de aula, desde as séries iniciais ao terceiro ano de ensino médio.

No ano passado, a Câmara de Vereadores de Flores da Cunha entregou à 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), oficio com pedido de expansão do Ensino Médio na cidade. Na ocasião, o então presidente da Casa, vereador Moacir Ascari, e a vice-presidente, Renata Zorgi Lusa, solicitaram à 4ª CRE a implantação do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Caneca. O motivo seria a superlotação verificada nas salas de aula da Escola São Rafael, a única no município a oferecer ensino médio.

Durante a tarde de ontem, a reportagem de O Florense tentou contato com o coordenador adjunto da 4ª CRE, Lucas Carenhato, para verificar sobre o andamento do processo, mas ele se encontrava em reunião em Cambará do Sul e até o fechamento desta edição não havia retornado a ligação.



Escola São Rafael abriga hoje mais de mil alunos.  - Na Hora / Antonio Coloda
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário