Flores está em festa
Décima quarta edição da Festa Nacional da Vindima – Fenavindima abre nesta sexta-feira, dia 14
A rainha Fernanda Molon Andreazza faz um agradecimento especial, ao falar da 14ª Festa Nacional da Vindima – Fenavindima, que abre nesta sexta-feira, dia 14, em Flores da Cunha: “A todos os agricultores, porque eles cultivam e cuidam com muito amor do nosso fruto principal, a uva, e fazem com que a Festa da Vindima exista e prospere.”
São eles também um dos elos de uma cadeia que movimenta a economia do município e está sintetizada no tema desta edição: ‘A Festa de Todas as Mãos’, em reconhecimento ao envolvimento dos diversos setores da comunidade para a realização do evento. Quando for aberta oficialmente, às 16h, no Parque Eloy Kunz, a Fenavindima estará perpetuando uma tradição iniciada há mais de meio século, em 1967, para festejar a colheita no município maior produtor de vinhos do Brasil. Uma celebração de três semanas (sextas, sábados e domingos), com farta gastronomia, especialmente o menarosto, apresentações artísticas, exposição de uvas, jogos de colônia, artesanato, feira comercial e venda de produtos coloniais. “Por onde passamos, a receptividade foi espetacular. A cidade está em festa, com as vitrines enfeitadas e todos demonstrando interesse”, salienta o presidente do evento, Darci Dani.
Desde a escolha do trio de soberanas, formado pela rainha, Fernanda, e pelas princesas, Sabrina Variani e Júlia Brandalise Dondé, em agosto do ano passado, a comitiva viajou para cerca de 30 municípios da região, além de Porto Alegre, Litoral e Brasília, para divulgar o evento. Em Flores, foram visitadas todas as escolas e grupos de convivência do município, além de entidades e comércio.
A expectativa da organização é superar os números da última Fenavindima, em 2015, quando, conforme Dani, foram comercializados 30 mil ingressos para o parque e atingiu o envolvimento de, aproximadamente, 80 mil pessoas, incluindo os desfiles – serão três durante os nove dias de festa – e competições esportivas. “O município merece, porque a festa é para a comunidade de Flores da Cunha, em primeiro lugar, mas também para os turistas que vêm nos visitar”, salienta o prefeito, Lídio Scortegagna.
Serviço
O que: 14ª Fenavindima
Quando: desta sexta-feira, dia 14, a 1º de março, às sextas (16h às 22h), sábados (10h às 22h) e domingos (9h às 21h).
Onde: Parque da Vindima Eloy Kunz (Av. Vindima, 1000 - Vindima, Flores da Cunha).
Quanto: R$ 10, com meia-entrada para crianças de 5 a 12 anos, estudantes e idosos. Pontos de venda: www.blueticket.com.br, no local, no Museu Pedro Rossi e Postos Andreazza em Flores e Caxias do Sul.
O que: Desfiles de Carros Alegóricos
Quando: dias 16/2 (15h), 23/2 (10h) e 1º/3 (15h).
Onde: Rua Borges de Medeiros.
Quanto: gratuito.
Reunião da Amesne
A Câmara de Vereadores de Flores sedia hoje, às 14h, a segunda reunião do ano da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), que terá como tema central a instalação do Escritório de Inovação do Parque Tecnológico Zenit – UFRGS em Farroupilha. O encontro contará com a presença do reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, além dos prefeitos dos 36 municípios que compõem a associação. Após, os participantes prestigiam a abertura da Fenavindima.
No domingo, dia 16, o secretário de Governança e Gestão Estratégica do Estado, Claudio Gastal, estará visitando à festa.
0 Comentários