Flores da Cunha possui 21 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista
Em maio de 2022 eram somente quatro documentos emitidos no município
A vereadora Silvana De Carli (Progressistas) que tem levantado a bandeira do autismo na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha informou que houve um aumento expressivo na emissão de Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) no município. O documento é fornecido pela FADERS Acessibilidade e Inclusão e visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento pelo cidadão.
Em maio de 2022 quando a FADERS divulgou o primeiro relatório eram somente quatro carteirinhas emitidas no município e o número subiu para 21, conforme balanço divulgado no início deste ano. “Estamos incentivando as famílias a solicitaram a carteirinha para sabermos os números oficiais de autismo e assim garantir políticas públicas de qualidade para este público”, reforçou a vereadora Silvana.
A vereadora também colocou à disposição a assessora da bancada Progressista para auxiliar os pais a preencherem a solicitação da carteirinha que é emitida gratuitamente. Os atendimentos são realizados nas sextas-feiras a tarde mediante agendamento pelo fone (54) 3292 6411.
Documentos necessários para emissão da CIPTEA:
Documento de identidade da pessoa com TEA;
Documento de identidade dos responsáveis legais;
Laudo médico com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas; Relacionados à Saúde (CID) comprovando o Transtorno do Espectro do Autismo devidamente preenchido e com o nome completo da pessoa com TEA;
Fotografia formato 3×4 da pessoa com TEA.
0 Comentários